São Paulo, domingo, 10 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem foi o líder

JAIME SPITZCOVSKY
DO ENVIADO ESPECIAL

Considerado um dos maiores gênios militares de todos os tempos, Genghis Khan controlou, segundo a avaliação de vários historiadores, uma área maior do que qualquer outro conquistador jamais teve.
Quando ele morreu, em 1227, seu império cobria desde o mar Amarelo (Extremo Oriente) até o mar Negro (atual Ucrânia). Seus sucessores levaram as fronteiras para regiões das atuais Coréia, a leste, e Hungria, a oeste.
Historiadores mongóis descrevem Genghis Khan como "cruel e vingativo", mas "justo e magnânimo". Ao assumir o trono, em 1206, ele recebeu o título de "Perfeito Guerreiro".
Os sucessos mongóis nos campos de batalha seriam resultado de disciplina e organização, não de superioridade numérica. A partir de Karakorum, sua capital, Genghis Khan criou um sistema político centralizado.
A conquista do território chinês começou em 1213. Kublai Khan, neto de Genghis Khan, fundou a dinastia Yuan, que governou a China entre 1271 e 1363.
Genghis Khan morreu em 1227, após uma queda do cavalo.
(JS)

Texto Anterior: Genghis Khan inspira nacionalismo mongol
Próximo Texto: País tenta modernizar-se
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.