São Paulo, domingo, 10 de novembro de 1996 |
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Honda vence corrida para carro solar
DA REPORTAGEM LOCAL; COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS Terminou no último dia 3, o 4º World Solar Challenge, na Austrália, competição de veículos movidos a energia solar, que contou com a japonesa Honda como vencedora e nova recordista da prova.O veículo Honda Dream completou o percurso de 3.010 km no quarto dia de corrida, com 33h32min, totalizando uma velocidade média de 89,76 km/h. Em segundo lugar, ficou o Schooler, de uma universidade suíça, que fez o trajeto em 35h00min. Duas equipes brasileiras estavam inscritas. O protótipo Eco-Drive/USP, projetado por seis alunos de engenharia mecânica da USP (Universidade de São Paulo), acabou não competindo. Uma falha eletrônica tirou o veículo da prova durante a fase de classificação. Segundo o professor Julio Cezar Adamowski, 41, coordenador do projeto, o maior problema foi a falta de testes no Brasil. "Esse carro não foi testado no Brasil porque os recursos chegaram muito em cima da hora", explicou. Foram gastos cerca de US$ 120 mil, sendo US$ 70 mil na construção do modelo e US$ 50 mil com as despesas de viagem. A outra equipe brasileira, formada por seis engenheiros do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), obteve a 18ª posição, com o carro SunBA (trocadilho com a palavra "sun", sol em inglês, que se pronuncia "san"), que chegou no oitavo e último dia de competição, totalizando 68h43min, com velocidade média de 43,8 km/h. O SunBA estava no 14º lugar ao final do sexto dia, quando começou a chover, prejudicando o desempenho dos brasileiros. A mesma equipe já havia participado da edição de 1993, com o Banana Enterprise, que não completou o percurso. Os engenheiros gastaram neste ano US$ 90 mil e 18 meses na construção do carro. O Honda Dream consumiu mais de US$ 12 milhões e o Schooler, cerca de US$ 5 milhões. Participaram no total 47 carros e 15 bicicletas, sendo que apenas 36 veículos completaram a prova. A classificação completa pode ser consultada pela Internet no endereço eletrônico http://www.eastend.com.au/solar. Texto Anterior: Mercado de vans vai ter mais cinco modelos em 97 Próximo Texto: CARTAS Índice |
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