São Paulo, segunda-feira, 11 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

México busca uma aliança com os países do Mercosul

Zedillo quer ampliar exportações de seu país para Argentina

RODRIGO BERTOLOTTO
DE BUENOS AIRES

O presidente do México, Ernesto Zedillo, chega hoje à Argentina para iniciar um processo de aproximação política e econômica entre os dois países.
A visita a Buenos Aires marca o primeiro passo da intenção mexicana de se aproximar do Mercosul, formado por Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai.
"Há um enorme potencial para que o Mercosul e o México desenvolvam o que eu chamo de aliança estratégica", disse Zedillo.
O acordo de proteção e garantia de investimento, a ser assinado nesta semana, é a medida inicial para aumentar o comércio entre os dois países.
Hoje, 70% das exportações do México se dirigem aos EUA, pelas facilidades criadas no acordos alfandegários do Nafta, bloco formado pelos dois países e o Canadá.
Mas o governo mexicano quer mudar esse quadro. Precisa aumentar as exportações, reativar a economia e pagar a dívida externa.
Por seu lado, a Argentina tem encontrado na exportação a saída para recuperação de sua atividade industrial, já que o consumo interno praticamente estagnou.

Texto Anterior: Uma franquia para FHC
Próximo Texto: Varejo e imagem de marca
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.