São Paulo, segunda-feira, 11 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cervejaria se moderniza

DE PEQUIM

Em julho, a cervejaria estatal Tsingtao, dona da mais famosa marca chinesa, começou uma "revolução" para modernizar a fábrica e enfrentar a crescente competição.
Em 1994 a Tsingtao tinha mais de 3% do mercado. Em 1995 caiu para 2,2%.
Uma troca de comando deslanchou a "revolução". Peng Zuoyi, administrador com experiência em indústrias estatais de alimentos, foi nomeado diretor-geral da companhia, hoje a terceira colocada no ranking chinês de produção de cerveja (350 mil toneladas/ano).
Peng Zuoyi, 51, já promoveu mudanças, na tentativa de reconquistar a liderança. Começou com o estabelecimento de uma rede própria de distribuição para alavancar mais pontos-de-venda.
A Tsingtao também aumentou investimentos em publicidade. "Antes as pessoas achavam desnecessário gastar com propaganda, pois acreditavam que todo mundo já conhecia a marca", afirma Peng Zuoyi.
A cervejaria, localizada em Qingdao (pronuncia-se tchindao), foi fundada em 1903 por alemães. A cidade, no nordeste da China, guarda até hoje prédios com arquitetura de estilo europeu, resquícios da presença alemã.
Outra inovação de Peng: a distribuidora da Tsingtao pede a seus clientes que enviem relatórios avaliando o produto. Antes das reformas pró-capitalismo, as estatais chinesas costumavam ignorar as opiniões dos consumidores.

Texto Anterior: Consumo de cerveja explode na China
Próximo Texto: Redes dão mais espaço aos hortifrútis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.