São Paulo, segunda-feira, 11 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Redes dão mais espaço aos hortifrútis

CLÁUDIA PIRES
DA REPORTAGEM LOCAL

Grandes redes de supermercados e hipermercados do país estão apostando na expansão das áreas de produtos hortifrutigranjeiros dentro de suas lojas.
A tendência de oferecer maior quantidade de frutas, verduras e legumes já vem sendo observada há cerca de dois anos.
Neste ano, no entanto, as redes resolveram investir mais nessa ampliação, apostando na mudança do perfil do consumidor e na diminuição da procura pelas feiras-livres.
"O consumidor busca qualidade e comodidade. Ele procura produtos frescos, com bons preços e que já venham cortados e lavados", afirma José Roberto Tambasco, diretor da divisão Pão de Açúcar do grupo Pão de Açúcar.
Tambasco afirma que a ampliação da área dedicada a esses produtos faz parte de um programa de remodelação que atingiu 29 lojas da rede em todo o país até o terceiro trimestre do ano. Até o final de 96, a previsão é que o total de lojas remodeladas chegue a 40.
"Há dois anos, a área dedicada aos produtos perecíveis ocupava, no máximo, 40% da área total de uma loja. Hoje, esse número chega a 60% e até 70%", afirma.
Ele também explica que, há três anos, as lojas da rede operavam com uma variedade de 180 itens. "Hoje, a variedade desses produtos disponível ao consumidor em cada loja ultrapassa os 500 itens."
Tambasco também afirma que a rede está investindo na melhor exposição dos produtos, com a colocação de mais refrigeradores e vaporizadores de água, que mantêm os alimentos frescos e atraentes.
"Temos até variedade de flores comestíveis", afirma.
Outras redes
Na rede Eldorado, a ampliação das áreas dedicadas aos produtos vindos do pomar também está crescendo.
"Atualmente, esse total subiu para 5% e até 7% em algumas lojas e a tendência é crescer ainda mais no ano que vem", afirma.
A rede também diz estar apostando na exposição dos hortifrútis, com vaporização de água nas verduras e prateleiras maiores.
"Aumentar a qualidade e variedade desses produtos é fundamental para manter a competitividade. As pessoas que deixam de comprar nas feiras para comprar nos supermercados estão procurando produtos melhores e não apenas os que são mais baratos."
Ele também afirma que o consumidor está mais exigente e que procura, por exemplo, maior variedade de importados. "Hoje dispomos até de maçãs vindas da França", diz Shioma.
Já no Paes Mendonça, a área de hortifrútis aumentou 20% dentro das lojas neste ano em relação ao ano passado, segundo informação de Vander Luiz Vasconcelos, diretor superintendente. "As mudança atendem a um novo perfil de consumidor, que busca produtos melhores e mais variados do que os que encontra nas feiras".
Fornecedores
Além de investir em importados, as grandes redes também estão procurando aumentar o número de fornecedores.
"Isso melhora a qualidade dos produtos e reduz seu custo final", afirma Vasconcelos.
A rede Carrefour também está ampliando seus fornecedores. Segundo a diretoria da empresa, a rede quer diversificar esses fornecedores de maneira que possa receber entregas várias vezes ao dia. Isso possibilitaria uma troca constante dos alimentos, mantendo-os sempre frescos, diz a empresa.

Texto Anterior: Cervejaria se moderniza
Próximo Texto: Lojas vendem de cosméticos a eletroeletrônicos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.