São Paulo, segunda-feira, 11 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Queima de Arquivo; Ricardo 3º; O Ódio; Um Sonho sem Limites; Meu Homem; A História de um Jovem Homem Pobre; Jonás e a Baleia Rosada; Tempo Esgotado

Queima de Arquivo
Ação. Arnold Schwarzenegger é um agente secreto do serviço de proteção a testemunhas. Sua missão é "apagar" do mapa pessoas que tenham visto crimes e estejam ameaçadas por isso. Uma delas é Lee Cullen (Vanessa Williams), uma funcionária de uma fábrica de armas de alta tecnologia. Lee descobre que o governo dos EUA não é o único comprador de uma arma poderosa, que localiza seres vivos por meio do calor que eles emitem.
Arnold volta aos filmes de ação sérios depois da avacalhação de "True Lies". Sérios? Assista à cena do avião e tire suas conclusões.

Produção: EUA, 1996, 115 min.
Direção: Charles Russell
Lançamento: Warner (011/820-6777)

Ricardo 3º
Drama. A tragédia de Shakespeare ganha mais uma adaptação, com mais risos e menos lágrimas.
Ricardo é o irmão corcunda do rei da Inglaterra. Sonha ocupar o trono do irmão, mas para isso precisa remover obstáculos.
Eles são: o próprio rei; seu outro irmão, guardião do trono caso o monarca viesse a morrer e seus filhos pequenos não pudessem ocupar seu lugar; seus lindos sobrinhos; o irmão da rainha; a rainha.
Ricardo mergulha a Inglaterra em sangue. A ação se passa nos anos 30 -tempo de guerras pelo mundo e de ascensão de ditadores. Ricardo 3º é transformado em Hitler.

Produção: EUA/Inglaterra, 1995, 103 min.
Direção: Richard Loncraine
Lançamento: Europa Home Vídeo (011/7295-7020)

O Ódio
Drama. Depois do ataque de policiais a um garoto, rapazes do subúrbio se revoltam. Vincent (Vincent Cassel), judeu, é um deles. Junto com Hubert (Hubert Kounde) e Said (Said Taghmaoui), o primeiro é negro e o segundo, árabe, ele vaga pelas ruas, sem ocupação.
Apesar de Vincent sempre começar as confusões, são seus amigos os interrogados pela polícia. Somente por serem imigrantes.
O diretor preferiu usar o preto-e-branco. Seus personagens têm os mesmos nomes de seus atores. Apesar do tom um tanto panfletário, o filme é bastante ousado.

Produção: França, 1995, 95 min.
Direção: Mathieu Kassovitz
Lançamento: Look (011/536-9366)

Um Sonho sem Limites
Comédia. Suzanne Stone (Nicole Kidman) é uma garota crente na máxima "Para ser alguém, você tem que estar na TV".
Empregada numa estação local, faz um documentário sobre adolescentes. É aí que ela conhece Jimmy (Joaquin Phoenix), Russell (Casey Affleck) e Lydia (Alison Folland).
Casada com o dono de uma pizzaria (Matt Dillon), ela começa a se irritar com ele, que quer ter filhos.
Nicole Kidman, até então conhecida como a senhora Tom Cruise, está perfeita como Suzanne. Gus Van Sant realizou uma comédia corrosiva sobre o "american way of life".

Produção: EUA, 1995, 100 min.
Direção: Gus Van Sant
Lançamento: Columbia (011/5505-3836)

Meu Homem
Comédia. Marie (Anouk Grinberg, melhor atriz no Festival de Berlim) é uma prostituta feliz.
Inocente e bondosa, um dia ela sente pena de um mendigo (Gerard Lanvin), que dorme perto da lixeira de onde mora. Convida o desconhecido para comer e dormir em sua casa e, amorosa como é, se apaixona por ele. O mendigo torna-se, por insistência dela, seu cafetão, e acaba, obviamente, por explorá-la.
O diretor Bertrand Blier, de "Linda Demais para Você", sabe como incomodar as mulheres. E é certamente assim que elas se sentirão ao assistir a "Meu Homem".

Produção: França, 1996, 98 min.
Direção: Bertrand Blier
Lançamento: Look (011/536-9366)

A História de um Jovem Homem Pobre
Drama. Depois do irregular "Mário, Maria, Mário", o diretor Ettore Scola volta a acertar. Vincenzo (Rolando Ravello) é um jovem professor desempregado que vive com a mãe opressora em um pequeno apartamento.
Bartoloni (Alberto Sordi) é seu vizinho e lhe propõe dinheiro para que mate sua mulher, gorda e bêbada.
Um dia, ela aparece morta. Vincenzo é acusado e preso e, para surpresa de todos, recusa toda espécie de ajuda para sair da cadeia.
Scola faz um retrato belo e triste da situação dos jovens italianos que não conseguem arrumar emprego.

Produção: Itália, 1996, 95 min.
Direção: Ettore Scola
Lançamento: Paris (011/872-4404)

Jonás e a Baleia Rosada
Drama. O filme boliviano de Juan Carlos Valdivia conta, em cortes de videoclipe e clima do tradicional realismo fantástico latino-americano, a história de Jonás Larriva (Dino Garcia), professor que se apaixona pela cunhada, Julia.
Sufocado pela obsessão do sogro em construir um grande mausoléu em forma de pirâmide, em plena Santa Cruz de la Sierra, Jonás passa a viver no porão da casa, onde se dedica em tempo quase integral à fotografia.
Acaba se envolvendo com o narcotráfico para conseguir estabilidade financeira e fugir à rotina familiar de um sogro visionário e de uma esposa hipocondríaca.

Produção: Bolívia, 1995, 92 min.
Direção: Juan Carlos Valdivia
Lançamento: Abril Vídeo (011/0800-120199)

Tempo Esgotado
Policial. O título em português deste "Nick of Time" (na hora H, no momento exato) joga contra a razoável trama deste previsível, mas movimentado filme com Johnny Depp. O galã é um ex-policial viúvo que abandonou a farda e virou um pacato contador, para cuidar melhor da filha de 5 anos.
Mas um velho conhecido, o vilão da vez Christopher Walken, joga nosso herói numa cilada: Depp tem 90 minutos para assassinar por encomenda a governadora da Califórnia, em troca da vida de sua filhinha, sequestrada por Walken. E aí vamos nós!

Produção: EUA, 1995, 88 min.
Direção: John Badham
Lançamento: CIC Vídeo (011/816-0852)

Texto Anterior: Pouco se salva em "O Guarani"
Próximo Texto: Claire Bloom, Phillip Roth, desamor rende novo livro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.