São Paulo, quarta-feira, 13 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anonymizer oferece camuflagem on line

RICARDO ANDERÁOS
DO UNIVERSO ONLINE

Para enfrentar a crescente sofisticação dos programas de rastreamento, a Universidade Carnegie Mellon desenvolveu o Anonymizer -que acaba de se transformar em site comercial.
Se quiser evitar o vodu on line, tudo que você precisa fazer é dar uma passadinha no site da empresa (http://www.anonymizer.com). Daí em diante você segue navegando incógnito.
O trabalho do Anonymizer é substituir as informações enviadas de seu micro por outras, geradas pelo sistema de camuflagem desenvolvido pela empresa.
A coisa funciona mais ou menos assim: toda vez que o seu navegador chama um arquivo pela rede, ele envia um pedido ("request") acompanhado de várias informações, como a marca e a versão do navegador, o processador de seu micro, seu sistema operacional e o endereço numérico de seu provedor de acesso.
O Anonymizer recebe seu pedido, altera essas informações, envia a solicitação a seu destino, recebe a resposta e redireciona a mensagem para você.
Assim, colocando-se entre seu micro e os servidores de onde a informação é retirada, o programa evita que sua ficha de "request" seja gravada no servidor de destino.
Outros sites em que você pode conseguir informações sobre a defesa de sua privacidade na rede são o Pretty Good Privacy (http://www.pgp.com) e o Center for Democracy and Technology (http://www.cdt.org). Ambos têm informações e links atualizados.
(RA)

Texto Anterior: Programas ameaçam privacidade na Internet
Próximo Texto: Krieger afirma que não haverá imposição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.