São Paulo, sábado, 16 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aldir Blanc lança disco e livro para comemorar seus 50 anos

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REDAÇÃO

O compositor carioca Aldir Blanc comemora seus 50 anos de idade com dupla jornada: lança simultaneamente o CD "50 Anos" e o livro de contos, crônicas e poemas "Um Cara Bacana na 19ª".
O disco, que mistura faixas inéditas e regravações de sucessos do autor, é quase a primeira incursão do letrista como cantor -ele já havia, há década e meia, dividido um disco com Maurício Tapajós, em que cantou em algumas faixas.
Neste, conta com intérpretes convidados em 17 das 20 faixas -entre eles, Paulinho da Viola, Nana Caymmi, Edu Lobo e Ed Motta. Ele próprio canta só em seis músicas.
"O disco comemorava meus 50 anos. Alguma coisa eu tinha que fazer nele", brinca Blanc.
Ele exerceu ainda outro novo talento no CD -o de descobrir novas vozes.
Ao lado de figuras mais carimbadas -Leila Pinheiro, MPB-4, Emílio Santiago e Ivan Lins (além de um texto introdutório declamado por Dorival Caymmi)-, Aldir ofereceu canções a nomes mais ou menos desconhecidos, como Clarisse Grova, Cris Delanno e Carol Saboya (sua filha).
"Quis dar oportunidade a pessoas ainda desconhecidas, como Elis Regina fez comigo", afirma.
Elis foi a responsável pela "descoberta", no início dos 70, da dupla Blanc-João Bosco. O ex-parceiro, aliás, é ausência notável no CD.
"Ele foi convidado no começo do projeto. Depois, desculpou-se muito e disse que havia incompatibilidade de agenda", conta Blanc.
"Não tenho grilo de dizer que, embora ele esteja representado em várias canções, sua participação abrilhantaria muito o projeto. Mas nosso relacionamento profissional e pessoal acabou em 82."
Livro
"Um Cara Bacana na 19ª" é uma compilação de escritos de Aldir Blanc. Inclui crônicas (que ele escreve regularmente para jornais), letras ("numa coletânea totalmente pessoal", que não pretende ser extensiva), poemas e contos.
"Claro que existem poemas mais complexos, elaborados, mas defendo a tese de que letra de música é poema popular, pode perfeitamente estar num livro", diz.
Quanto aos contos, a seleção partiu de "dois ou três" que ele já tinha prontos. A maioria, ele escreveu agora, "quase na hora".

Disco: 50 Anos
Com: Aldir Blanc e convidados
Lançamento: Alma
Preço: R$ 20, em média

Livro: Um Cara Bacana na 19ª
Autor: Aldir Blanc
Lançamento: Editora Record
Preço: R$ 22 (238 páginas)

Texto Anterior: Zeca Pagodinho volta evoluído
Próximo Texto: CD francês marca dez anos da morte de Magda Tagliaferro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.