São Paulo, terça-feira, 19 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ruralistas ameaçam retaliar

DB
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O líder da bancada ruralista na Câmara, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), ameaçou ontem promover retaliações contra o governo se o aumento do ITR (Imposto Territorial Rural) resultar de uma MP (medida provisória).
"Com uma MP, o governo estará comprando uma briga feia. A única arma que temos é o voto em plenário. O governo entenda isso como quiser", disse Colatto, ao ser perguntado se os ruralistas poderiam votar contra projetos de interesse do Planalto -entre eles a emenda da reeleição.
O deputado Elton Rohnelt (PSC-RR), vice-líder do governo, afirmou estar "muitíssimo preocupado" com a reação dos ruralistas, cuja bancada é composta de cerca de 130 deputados.
Se a ameaça se concretizar, não será o primeiro exemplo de chantagem política promovida pela bancada. No ano passado, os ruralistas mostraram força ao derrubar um veto presidencial, eliminando temporariamente a cobrança da TR (Taxa Referencial) nos financiamentos agrícolas.
Depois, a bancada ameaçou boicotar a reforma constitucional. O governo cedeu e aceitou parcelar dívidas, renegociar juros e liberar recursos para o setor agrícola.
Se a reformulação do ITR for apresentada em projeto de lei, há mais chances de alterar ou eliminar pontos polêmicos.

Texto Anterior: Malan descarta frear economia e diz que balança não preocupa
Próximo Texto: SP vai manter R$ 1,8 bilhão no Banespa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.