São Paulo, terça-feira, 19 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'PT não soube se opor a Maluf'

DA REPORTAGEM LOCAL

A derrota de Luiza Erundina em São Paulo é atribuída a uma série de fatores que vão da fragilidade da oposição a Paulo Maluf à campanha petista na TV.
Marco Aurélio Garcia, da Executiva Nacional do PT, considerou "desastroso" o fato de Erundina colocar imagens de FHC na TV. "Passou a impressão de que fazemos uma oposição matizada (diferentes graduações) ao governo."
Mas o principal motivo da derrota, segundo ele, foi o fato de o PT não saber constituir "forte oposição" ao malufismo. "Começamos a perder há três anos, quando não soubemos fazer essa oposição."
Para Garcia, que representava a direção nacional no comando da campanha de Erundina, o PT devia ter aproveitado os técnicos da administração Erundina para fazer um "governo paralelo" que acompanhasse a gestão malufista.
Segundo ele, "a crise social que se abate sobre o país desfigurou os movimentos sociais e teve influência muito grande em São Paulo."
"Quando um combatente social perde o emprego, diminui sua ação política para cuidar de questões pessoais", completou.

Texto Anterior: Partido relativiza tropeço e evita se declarar derrotado
Próximo Texto: 'Conflito não foi superado'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.