São Paulo, terça-feira, 19 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Votação obtida é ineficaz

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
DA REPORTAGEM LOCAL

A votação do PT foi das menos eficazes entre os grandes partidos. Somados, os candidatos petistas foram os mais votados do 1º turno nas capitais. Entretanto, os petistas só conseguiram eleger dois prefeitos nestes 26 municípios.
O partido foi também o mais votado do 1º turno nas cem maiores cidades brasileiras. Porém, em vez de ganhar espaço, o PT perdeu poder nesse segmento da sociedade (1/3 do eleitorado nacional).
No conjunto das cem maiores cidades e capitais, os petistas haviam conseguido eleger 14 prefeitos no pleito de 1992. A eleição municipal deste ano reduziu em 1/5 este número.
Com 11 das maiores prefeituras do país, o partido administrará, a partir de janeiro, um eleitorado de 3,284 milhões de pessoas. Isto é: 36% menos eleitores do que hoje.
Os petistas ainda tiveram uma das piores taxas de "reeleição" entre os grandes partidos. Só em 3 das 14 maiores cidades que administrava conseguiu continuar no poder.
Esse índice de "continuísmo", de 21%, é inferior ao do PSDB (33%) e ao do PPB (36,5%), por exemplo.
A causa mais óbvia para a pouca eficácia eleitoral do PT é o alto grau de rejeição de seus candidatos -que chega a superar os 40% do eleitorado, como no caso de Luiza Erundina em São Paulo.
Num sistema eleitoral baseado em dois turnos, a rejeição se torna um peso ainda maior. Na eleição deste ano, o PT chegou ao segundo turno em 11 municípios. Só ganhou em 2. Em 1988, com um só turno, Erundina conseguiu bater Paulo Maluf em São Paulo.
Outra explicação possível à aparente contradição entre a boa votação e o resultado ruim obtidos pelo PT é o fato de o partido ter espalhado seus votos por quase todas as cidades.
A estratégia petista para crescer tem sido priorizar os candidatos próprios a alianças com outros partidos. A tática foi eficiente para implantar o partido, mas cria dificuldades na hora de obter apoios no segundo turno, por exemplo.

Texto Anterior: 'Conflito não foi superado'
Próximo Texto: BC não explica venda de títulos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.