São Paulo, terça-feira, 19 de novembro de 1996 |
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Asa de avião é analisada no CTA
FAUSTO SIQUEIRA
Ontem, os destroços e a asa direita do avião foram transportados em caminhões para São José dos Campos. O diretor de relações institucionais da Embraer -fabricante do avião-, Cláudio Moreira, disse que dentro de uma semana a equipe de investigação poderá divulgar informações iniciais sobre o motivo da ruptura da asa. A asa, que provocou a queda ao se desprender da fuselagem, é a peça fundamental para explicar o acidente, no qual morreu o estudante Eduardo Santiago de Brito, 16, que estava no mar e foi atingido pelo avião. O comandante da Base Aérea de Santos, coronel Marco Aurélio Ferreira da Gama, descartou hipótese aventada pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas de que o rompimento da asa poderia ter ocorrido porque o piloto teria atingido velocidade superior à permitida no momento da manobra. "O avião estava numa atitude de vôo absolutamente normal, em velocidade compatível", afirmou Gama. Segundo o comandante da Base Aérea, somente a investigação do CTA poderá dizer se têm fundamento as outras duas hipóteses formuladas pelo sindicato -fadiga de material e revisão imperfeita. A queda do avião ocorreu durante as exibições aéreas comemorativas da Semana da Asa, realizada anualmente por determinação do Ministério da Aeronáutica. Gama afirmou que, no próximo ano, a repetição das demonstrações aéreas vai depender das recomendações do ministério. O modelo de Tucano que caiu é usado pela Força Aérea Brasileira e por diversos países, como Inglaterra, França e Egito. A Embraer informou que foi o primeiro acidente com um Tucano em que foi registrado um desprendimento da asa. A Embraer não quis falar sobre as prováveis causas do acidente. O Tucano usado pela Esquadrilha da Fumaça é o T-27 -modelo básico produzido pela Embraer. A sua utilização é para treinamento de pilotos. A previsão do CTA para a conclusão da análise da asa do Tucano é de 60 dias. Colaborou a Folha Vale Texto Anterior: Colisão no vôo pode ter causado queda Próximo Texto: Esquadrilha da fumaça nega falha de manutenção Índice |
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