São Paulo, terça-feira, 19 de novembro de 1996
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Asa de avião é analisada no CTA

FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

A apuração das causas do acidente com o avião Tucano da Esquadrilha da Fumaça que caiu sábado na praia do Itararé, em São Vicente (SP), passou a ser responsabilidade do CTA (Centro Técnico Aeroespacial), em São José dos Campos (SP).
Ontem, os destroços e a asa direita do avião foram transportados em caminhões para São José dos Campos.
O diretor de relações institucionais da Embraer -fabricante do avião-, Cláudio Moreira, disse que dentro de uma semana a equipe de investigação poderá divulgar informações iniciais sobre o motivo da ruptura da asa.
A asa, que provocou a queda ao se desprender da fuselagem, é a peça fundamental para explicar o acidente, no qual morreu o estudante Eduardo Santiago de Brito, 16, que estava no mar e foi atingido pelo avião.
O comandante da Base Aérea de Santos, coronel Marco Aurélio Ferreira da Gama, descartou hipótese aventada pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas de que o rompimento da asa poderia ter ocorrido porque o piloto teria atingido velocidade superior à permitida no momento da manobra.
"O avião estava numa atitude de vôo absolutamente normal, em velocidade compatível", afirmou Gama.
Segundo o comandante da Base Aérea, somente a investigação do CTA poderá dizer se têm fundamento as outras duas hipóteses formuladas pelo sindicato -fadiga de material e revisão imperfeita.
A queda do avião ocorreu durante as exibições aéreas comemorativas da Semana da Asa, realizada anualmente por determinação do Ministério da Aeronáutica.
Gama afirmou que, no próximo ano, a repetição das demonstrações aéreas vai depender das recomendações do ministério.
O modelo de Tucano que caiu é usado pela Força Aérea Brasileira e por diversos países, como Inglaterra, França e Egito.
A Embraer informou que foi o primeiro acidente com um Tucano em que foi registrado um desprendimento da asa.
A Embraer não quis falar sobre as prováveis causas do acidente. O Tucano usado pela Esquadrilha da Fumaça é o T-27 -modelo básico produzido pela Embraer. A sua utilização é para treinamento de pilotos.
A previsão do CTA para a conclusão da análise da asa do Tucano é de 60 dias.

Colaborou a Folha Vale

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