São Paulo, terça-feira, 19 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Democratas demitem envolvido no Asiagate

John Huang arrecadava doações

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O pivô do caso Asiagate, John Huang, foi demitido do Partido Democrata, em nome do qual obteve milhões de dólares para a campanha pela reeleição de Bill Clinton à Presidência dos EUA.
A maioria das doações conseguidas por Huang veio da comunidade asiático-americana, e muitas delas são suspeitas de ilegalidade.
O Partido Democrata, que já devolveu US$ 750 mil dos US$ 2,5 milhões obtidos por Huang, nega que a demissão tenha tido caráter punitivo. Clinton diz que não tinha conhecimento das doações e que elas não afetaram a política dos EUA com os países da Ásia.
Huang e Clinton são amigos desde que um trabalhava para o banco indonésio Lippo e o outro era o governador do Arkansas (sul), Estado onde o Lippo tinha interesses. Eleito presidente, Clinton indicou Huang para o segundo escalão no Departamento de Comércio.
Como um dos vice-presidentes do Partido Democrata, Huang tinha amplo acesso à Casa Branca (sede do governo), onde esteve dezenas de vezes neste ano. O Asiagate está sob investigação.
(CELS)

Texto Anterior: Preso suposto agente duplo da CIA
Próximo Texto: Cai fluxo de refugiados para Ruanda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.