São Paulo, quarta-feira, 20 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chomsky critica capitalismo e marxismo

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

O linguista Noam Chomsky, 68, deixou de lado as teorias linguísticas e mostrou sua faceta de crítico do neoliberalismo, da democracia norte-americana e até mesmo do marxismo ontem à tarde, durante palestra na Coppe (Coordenação de Programas de Pós-Graduação em Engenharia) da UFRJ.
"Só existe sociedade capitalista no Terceiro Mundo. Os ricos precisam da proteção do Estado e por isso não permitiriam a existência de uma sociedade capitalista. Para o Terceiro Mundo, o Primeiro Mundo dá o neoliberalismo", disse Chomsky.
Para o linguista, o princípio da democracia norte-americana é evitar que "vírus como o de Allende" (presidente do Chile morto em 1973) se espalhem e "infectem outros países".
"O aspecto básico da 'onda democrática' norte-americana e de sua pregação em favor do livre comércio é defender e proteger 'nossas' matérias-primas, não importa em que países elas estejam", afirmou o pensador.
Para isso, disse Chomsky, os Estados Unidos criam acordos comerciais que impeçam "perigos" como processos de real democratização.
Por conta desse tipo de acordos, explicou Chomsky, o governo norte-americano não ficaria preocupado caso um líder de esquerda fosse eleito no Brasil.
"A grande meta do neoliberalismo é eliminar a democracia, eliminando as opções democráticas e aumentando o espaço para decisões das tiranias privadas. Por isso, um governante de esquerda aqui não teria nenhum poder e não preocuparia os Estados Unidos."
A aproximação de intelectuais ao neoliberalismo é vista, por isso, com desconfiança por Chomsky.
Chomsky criticou também o culto ao marxismo. "Marx não era deus e também cometeu seus erros. Em seus trabalhos, ele falou pouco do socialismo. O que se esquece hoje é que, na verdade, Marx era um teórico do capitalismo do século 19", afirmou.

Texto Anterior: Sílvio Lancellotti lança livro de molhos
Próximo Texto: Violência move 'Asas em Torno'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.