São Paulo, quarta-feira, 20 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gershwin ganham dois anos de homenagens

CLÁUDIA TREVISAN
DE NOVA YORK

Dois anos de comemorações em vários países do mundo vão marcar os festejos pelos centenários de nascimento dos irmãos Ira e George Gershwin.
O primeiro evento, dedicado a Ira, aconteceu ontem em Nova York. O teatro "92nd Street Y" sediou o primeiro concerto para marcar os 100 anos de nascimento do compositor, que se completam no dia 6 de dezembro.
O centenário de George ocorrerá no 26 de setembro de 1998. No intervalo entre os dois anos serão realizados uma série de concertos e eventos em homenagem aos irmãos Gershwin (ver quadro ao lado).
Os dois protagonizaram a que foi talvez a mais rica parceria da história da música norte-americana.
Juntos, compuseram canções que se tornaram clássicas, como "Embraceable You", "Someone to Watch Over Me", "A Foggy Day" e "The Man I Love", para citar apenas algumas.
Piano
George revelou seu talento musical aos 12 anos, ao praticar no piano que a família Gershwin havia comprado para Ira. Em 1916, é publicada a primeira composição de George, e seu trabalho musical começa a ser conhecido.
Ira demonstrou fascínio pela literatura desde a infância. Adulto, decidiu estudar Inglês na Faculdade da Cidade de Nova York.
Em 1918, Ira compôs a primeira canção com George ("The Real American Folk Song"), sob o pseudônimo de Arthur Francis.
Apenas em 1924 será publicado o primeiro trabalho com letra atribuída a Ira Gershwin e não a Arthur Francis: "Imagine Me Without You", composta em parceria com Lewis E. Gensler e Robert Russell Bennett.
Os irmãos Gershwin estabeleceram uma colaboração intensa, que levaria à criação de musicais, canções e à ópera "Porgy and Bess" (1935). Os dois também compuseram para uma série de filmes, o primeiro dos quais foi "Delicious" (1931).
Além das parcerias -com Ira e outros músicos-, George compôs sozinho concertos como "Rhapsody in Blue" (1924), "Concerto in F" (1925) e "An American in Paris" (1928).
Morte
A colaboração entre os irmãos chegou ao fim em 1937, com a morte de George aos 38 anos, em decorrência de um tumor cerebral.
Nos anos seguintes, Ira estabeleceu parceria com outros compositores, entre eles Jerome Kern, Kurt Weill e Harold Arlen. O irmão de George morreu em 1983, aos 86 anos.

Texto Anterior: Violência move 'Asas em Torno'
Próximo Texto: Washington revela técnica impressionista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.