São Paulo, quarta-feira, 20 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rodrigo Pitta reúne musicais americanos

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Com apenas 20 anos, o paulista Rodrigo Pitta comanda um elenco de 31 pessoas no musical "Pocket Broadway", em cartaz até domingo no Palladium, em São Paulo.
Precoce, faz questão absoluta de salientar que o sobrenome famoso nunca o ajudou em nada: "O Celso Pitta é um primo distante, e nosso parentesco não me abriu nenhuma porta até agora".
Aliás, qualquer pergunta sobre o prefeito eleito de São Paulo o deixa irritado. "Todo mundo quer saber disso ou fica achando que consegui coisas porque sou da família dele, o que é mentira", disse o diretor, em entrevista à Folha.
Para deixá-lo calmo, é só falar em teatro musical. Quando Rodrigo tinha 13 anos, conheceu os espetáculos da Broadway e ficou encantado.
"Adoro música. Esse estilo de teatro possibilita ao ator exercitar seus talentos, como cantar, dançar e interpretar. Gosto também do glamour, da precisão e do sincronismo dos movimentos dos artistas", explicou.
Rodrigo é um apaixonado pela cultura norte-americana. Há três anos, morou alguns meses nos EUA, onde pôde estudar dança, canto e teatro musical.
Quando voltou ao Brasil, começou a participar de peças promovidas pela escola de inglês Cultura Inglesa, primeiro como ator e, depois, como diretor.
Apesar da paixão pelos palcos, entrou no curso superior de publicidade, "por causa das dificuldades em ser ator no Brasil".
"É óbvio que detestei a faculdade, mas vou terminá-la. Nesse país, é muito importante ter um diploma."
"Pocket Broadway"
Nas horas em que não está pensando em teatro, Rodrigo trabalha como assessor de imprensa.
Foi promovendo eventos culturais que conheceu Carlos Barsotti, dono da casa noturna Saint Paul, em São Paulo.
Barsotti apostou em Rodrigo e patrocinou o musical "Pocket Broadway", que estreou terça-feira passada no Palladium.
O espetáculo, criado e dirigido por Rodrigo, é uma colagem de 12 musicais da Broadway, entre eles "Miss Saigon", "Cats", "O Fantasma da Ópera" e "Hair".
"Colocamos nessas peças uma releitura dos anos 90", afirmou o diretor.
Grande parte do elenco foi escolhida por meio de uma audição com 350 candidatos. Os atores foram chamados de acordo com suas características físicas.
Os artistas cantam e dançam 13 músicas durante a montagem, que tem trilha sonora tocada ao vivo. Entre as coreografias, há diálogos curtos, que ligam um musical a outro (veja box).
Para 1997, Rodrigo pretende encenar "A Pequena Loja dos Horrores": "Esse espetáculo será o projeto da minha vida".

Peça: Pocket Broadway
Direção: Rodrigo Pitta
Com: Patrícia de Sabrit, Daniel Ribeiro, Rosana Pereira e outros
Onde: Palladium (shopping Eldorado, av. Rebouças, 3.970, zona oeste, tel. 816-0757)
Quando: terça a quinta, às 21h, sexta, às 22h, sábado, às 22h, domingo, às 21h (até domingo)
Quanto: R$ 25 (setor A) e R$ 20 (setor B)

Texto Anterior: 'Eu não engoliria uma imposição hoje'
Próximo Texto: David Morales liga o 'difícil ao acessível'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.