São Paulo, sexta-feira, 22 de novembro de 1996
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Embratel recua após colapso na Internet

DO UNIVERSO ONLINE

A interrupção em 40% na comunicação via Internet no país fez a Embratel suspender as alterações que estava fazendo em seu sistema para melhorar o serviço. A Embratel é responsável pela infra-estrutura da Internet no Brasil e pelas conexões com o exterior.
Os problemas causados pela operação começaram no último dia 14 e só foram solucionados no final da tarde de quarta-feira.
Em seu primeiro comunicado, a empresa afirmou que estava "realizando a atualização dos protocolos de roteamento interno na Rede Internet Via Embratel" e que isso levaria "um certo tempo, causando instabilidade na conectividade entre as redes interligadas".
A seguir, tentava tranquilizar provedores e usuários, afirmando que "uma vez normalizado o tráfego, a melhora de desempenho se fará sentir imediatamente em toda a rede".
Em novo comunicado, atribuía a operação à "recomendação do fabricante de seu roteadores", acrescentando que "o resultado não foi o esperado" e prometendo resolver o problema até hoje.
O terceiro comunicado, distribuído na tarde de ontem, informa que "nos últimos dias algumas redes ligadas ao backbone da Embratel (cerca de 40%) foram diretamente afetadas por problemas de roteamento resultantes das alterações realizadas. Em função disso, optamos por retornar à situação anterior".
Proibição
A assessoria de imprensa da Embratel limita-se a confirmar o teor dos comunicados, sem precisar quando a operação de troca dos protocolos será retomada e que áreas do país são abrangidas pelos 40% de redes afetadas.
A direção da empresa proibiu os funcionários de sua área técnica de dar declarações. A Global One, que prestou assessoria à Embratel para a solução do problema, também não forneceu detalhes.
A empresa Cisco fornece roteadores à Embratel. O Universo Online contatou por telefone às 18h seu gerente-geral no Brasil, Carlos Carnevalle.
Informado sobre o assunto a ser tratado, ele disse que estava em uma teleconferência com os EUA por telefone e pediu que a reportagem voltasse a ligar às 19h.
Nesse horário, pediu que a reportagem procurasse uma funcionária chamada Mariliz, que não foi encontrada na empresa.
Ás 19h15, a reportagem voltou a ligar, mas foi informada que Carnevalle não estava mais na empresa.
Provedores afetados
Os transtornos causados pela troca de protocolos dos roteadores da Embratel afetaram diretamente empresas provedoras e usuários da Internet no Brasil.
O Universo Online, maior provedor de acesso à Internet no país, teve sua média de 2,8 milhões de hits diários reduzida para 1,16 milhão na terça-feira.
A DialData também reclama de ter sido responsabilizada pelos clientes. "Muitos ligaram reclamando da gente", afirmou Hamilton Prado, diretor da empresa.
Tarcísio Tadeu França, gerente técnico da Câmara Americana de Comércio, diz que os acessos aos cem sites que administra foram prejudicados por quase uma semana.
A Mandic teve suas linhas congestionadas por reclamações. "Os usuários colocam a culpa nos provedores", afirma Aleksandar Mandic, proprietário da empresa.

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