São Paulo, sexta-feira, 22 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Descontração é marca em A Tal da Pizza

JOSIMAR MELO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Um restaurante insólito e divertido foi montado pelo fabricante de cosméticos Luiz Freitas em sua casa na Granja Viana, nos arredores de São Paulo.
A descontraída pizzaria se chama A Tal da Pizza. Freitas, 67, mora no sítio onde, nos últimos 13 anos, desenvolveu o hábito de receber regularmente os amigos para dividirem com ele e sua família as pizzas de estilo napolitano preparadas em seus fornos de lenha.
Quem vai comer costuma ficar até a madrugada, como num bar. As crianças brincam lá fora ou subindo num velho jipe da Segunda Guerra Mundial instalado no salão.
Os adultos também se divertem comendo de uma forma bem pouco usual. Praticamente não há serviço, a não ser pelas pessoas que pegam o pedido e trazem as pizzas -único item do cardápio.
Bebidas, é cada um por si. Cada mesa tem um bloco onde o próprio cliente anota quanto bebeu e quantas pizzas comeu.
Mais: não há pratos ou talheres. Come-se com a mão. Não é nada agradável passar a noite lambuzando os dedos e tentando desengordurá-los, entre uma fatia e outra, com frágeis guardanapos de papel. Muitos acham divertido.
Freitas passou a última década aperfeiçoando suas pizzas. Testou temperaturas de forno, combinações de farinha e ingredientes de cobertura, buscando a reprodução da autêntica pizza napolitana. Conseguiu uma massa bem macia, embora não tão fofa e grossa.
A sobremesa também é pizza: de banana com açúcar e canela, levemente borrifada com rum na hora de ir à mesa.

Texto Anterior: FRASES
Próximo Texto: Beaujolais Nouveau chega a SP e deve ser consumido logo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.