São Paulo, sexta-feira, 22 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Localizado gene do câncer de próstata

DA REPORTAGEM LOCAL; DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Uma equipe de cientistas conseguiu localizar a região do gene que predispõe certos homens a um risco maior de câncer de próstata, segundo estudo publicado hoje na revista científica "Science".
Genes são trechos do material genético (DNA) responsáveis pelas características hereditárias.
O estudo é a primeira prova de que esse tipo tumor, responsável pela morte de mais de 40 mil homens nos EUA e de 27 mil mortes no Brasil este ano, pode ser transmitido de pai para filho.
Os pesquisadores, liderados por J.R. Smith, do Centro Nacional para a Pesquisa do Genoma Humano, e colegas, da Universidade Johns Hopkins (ambos nos EUA), estudaram 91 famílias norte-americanas e suecas nas quais havia pelo menos três parentes próximos afetados pelo tumor.
O "endereço" (locus) do gene, batizado HPC-1 (da sigla em inglês "câncer de próstata hereditário), é o braço mais curto do cromossomo 1. Os cromossomos -no caso do homem são 46- são divididos em duas metades, chamadas braços, e numerados de acordo com o seu tamanho. Ficam no núcleo das células.

Texto Anterior: Airbag atual é perigoso
Próximo Texto: Justiça investiga campanha de Ieltsin
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.