São Paulo, sábado, 23 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Puccinelli quer processar PT por denúncias

ARI CIPOLA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

O prefeito eleito de Campo Grande (MS), André Puccinelli (PMDB), 48, afirmou ontem em entrevista à Agência Folha que vai cobrar na Justiça ressarcimento financeiro pelos danos morais que considera estar sofrendo com as supostas "calúnias" que o PT teria cometido ao denunciar que o PMDB fraudou as eleições.
"Para cada inquérito fabricado pelo PT, vamos fazer uma ação cobrando ressarcimento financeiro. Chega de calúnias e mentiras."
No total, há seis inquéritos na Polícia Federal, em que cinco pessoas são acusadas de negociar votos em favor de Puccinelli.
Ontem, quatro pessoas acusadas continuavam presas na Polícia Federal de Campo Grande.
Puccinelli venceu as eleições em disputa com o petista José Orcírio dos Santos, o Zeca do PT, por apenas 411 votos de diferença, entre 340 mil eleitores.
Na entrevista, Puccinelli disse que seu adversário perdeu as eleições no debate feito três dias antes das eleições, ao "pedir desculpas às famílias dos seus principais inimigos políticos com quem ele se aliou na reta final".
Leia trechos da entrevista com Puccinelli:
Agência Folha - O sr. se sente intranquilo pelo fato de ser eleito e, em seguida, ter-se iniciado um processo de denúncias de fraude?
André Puccinelli - Em nenhum momento fiquei intranquilo sobre essa questão. Dei para meus advogados cuidarem. Não houve compra de votos nem uso da máquina. Esperneia quem perdeu. Porque perdeu devido às alianças bobas que andou fazendo. Estou preocupado apenas em administrar a cidade.
Agência Folha - Mas o caso de suposta corrupção está na Polícia Federal, que prendeu gente que fala ter recebido R$ 40,00 para votar no senhor. Por que tanta tranquilidade?
Puccinelli - É tudo esperneio de quem não sabe perder. Eles estão fabricando flagrantes e depoimentos na PF. Não há nada contra mim. Não haverá nem anulação da eleição nem cassação de mandato após a posse. Para cada inquérito aberto pelo PT, vamos fazer uma ação cobrando ressarcimento financeiro pelos danos morais que eles estão nos impondo.
Agência Folha - O sr. acha possível que a PF esteja participando das fraudes que o sr. diz que o PT está cometendo?
Puccinelli - Claro que não. A PF está interrogando gente do PT. Isso tudo foi gerado pela pequena margem de votos da vitória. As pesquisas davam empate técnico na boca-de-urna. Mil votos a mais para o PT ou para mim seriam coisa normal.
Agência Folha - Quando o sr. percebeu que venceria a eleição, uma vez que, até uma semana antes das eleições, Zeca do PT liderava as pesquisas?
Puccinelli - Foi no debate. Nas ponderações finais, o Zeca cometeu seu grande erro ao se desculpar com as famílias dos ex-governadores Pedro Pedrossian (PPB) e Marcelo Miranda (PDT), entre outros. Durante a trajetória de Zeca, ele havia chamado o Miranda de incapaz, o Pedrossian de ladrão, e o Levy Dias (PPB) de corrupto. Ele acabou confirmando o que muita gente não sabia, que era que o PT havia se coligado com seus adversários históricos para me derrotar.
Agência Folha - O sr. pretende fazer um governo transitório?
Puccinelli - Vamos instalar um grupo de governo na próxima segunda-feira para começar a fazer a reestruturação que pretendo imprimir. Quero criar a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, mas vou reduzir de 14 para 13 o número de secretarias.
Agência Folha - Campo Grande tem apenas 22% de suas casas abastecidas por saneamento básico, entre outros problemas. Como o sr. vai administrar os recursos que restam para investimento já que o funcionalismo consome, hoje, 67% da receita municipal?
Puccinelli - Vamos buscar gerar emprego e, consequentemente, renda. Vamos enxugar a máquina e aumentar a base de arrecadação para termos maior poder de investimento próprio. Vamos definir o valor do investimento para o orçamento do próximo ano que é de R$ 258 milhões e, depois, ouvir a cidade para saber qual obra vai ser feita em cada bairro.

Texto Anterior: Pefelista pede a cassação de Suplicy
Próximo Texto: Zeca do PT diz que suas alianças foram "corretas"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.