São Paulo, sábado, 23 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consórcio explora petróleo venezuelano

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Veba Oel, alemã, e a Mobil, norte-americana, associaram-se para a exploração de petróleo na Venezuela. As empresas participarão da terceira rodada de licitações para operar campos de petróleo marginais ou maduros no país, informou ontem em Caracas a imprensa local.
A terceira rodada de licitações será realizada pela estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA) entre maio e junho de 1997. Ontem, teve início na capital venezuelana a apresentação técnica do processo de licitação a mais de 200 empresas estrangeiras e locais.
Wilhem Bonse Geuking, presidente da Veba Oel, assegurou que o grupo alemão tem grande interesse em projetos energéticos na Venezuela, nos quais pretende investir US$ 1,1 bilhão num período de dez anos.
A Veba e a Mobil estão associadas também com a empresa japonesa Nippon para explorar áreas na região oeste da Venezuela, sob o regime de rendimentos compartilhados. A Veba planeja investimentos de US$ 400 milhões só nesse empreendimento. Outros projetos incluem minas de carvão, a construção de uma estrada de ferro e de um porto de embarque.
A Venezuela ocupa espaço após o México limitar a participação estrangeira na petroquímica.

Texto Anterior: O significado de privatizar o sistema elétrico de SP
Próximo Texto: "Plano para matar Paulinho é armação"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.