São Paulo, sábado, 23 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Israel anuncia novas colônias no Golã

País decide construir 900 casas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Israel anunciou ontem planos de construir 900 casas em colônias para judeus nas colinas do Golã (território ocupado em 1967 e posteriormente anexado). As casas são parte de um projeto de criar mais 2.500 casas para israelenses nas colinas até o ano 2000.
O anúncio sinaliza que Israel não tem intenção de devolver a região à Síria em breve. Negociações de paz entre os dois países começaram a se desenvolver nos últimos meses, mas estão paradas. A Síria, principal adversário regional de Israel, considera a devolução da área condição básica para a negociação -do que Israel discorda.
Shia Segal, da Autoridade Fundiária de Israel, disse que funcionários do país estão procurado a localização ideal para as três novas colônias. Serão 600 casas nas encostas das colinas e outras 300 em outras localidades da região.
Reação contra Israel
O Comitê Contra a Tortura da ONU enviou queixa a Israel a respeito de decisão recente que admite o uso de tortura contra palestinos.
Segundo o grupo, a decisão vai contra convenção internacional firmada em 1987. Na semana passada, a Alta Corte de Israel reverteu veredicto de uma instância inferior que proibia o Shin Bet (a polícia secreta) de usar a força física contra prisioneiro palestinos e em interrogatórios de suspeitos.
Israel ratificou a Convenção Contra a Tortura em 1991, mas fez ressalvas. O canadense Peter Burns, um dos chefes do comitê, disse que entende a situação dos órgãos de segurança de Israel, obrigados a lidar frequentemente com terroristas árabes, mas advertiu: "Os fins não justificam os meios".
A Autoridade Nacional Palestina anunciou que vai dar câmeras de vídeo aos palestinos que vivem perto dos postos de controle israelenses. O objetivo será documentar eventuais abusos dos soldados contra os árabes. Semana passada, a TV de Israel exibiu a agressão de um palestino por soldados.

Texto Anterior: Madre Teresa é internada com uma arritmia cardíaca
Próximo Texto: Deputados contestam acordo em Belarus
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.