São Paulo, sábado, 23 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O prejuízo é do povo

LUIZ BICALHO

O governo vai desviar os recursos do serviço público para a especulação financeira, para o Proer, anistia de usineiros e latifundiários, pagamento de juros e dos débitos internos e externos.
A verdadeira prejudicada com o PDV e as demissões que o governo federal pretende fazer será a população que precisa do serviço público.
Alguém pode acreditar que haverá melhoria com corte de funcionários? Ao contrário, os serviços públicos que já estão abandonados sofrerão ainda mais com as demissões e os cortes de verbas, denunciados até mesmo pelo ex-ministro Jatene.
Na maior cara-de-pau, o governo diz que a folha de pagamento do funcionalismo aumentou 33% de setembro a outubro deste ano. Ora, se os servidores federais estão há 23 meses sem reajuste salarial, quem embolsou esse dinheiro?
O governo, na verdade, quer privatizar e destruir os já precários serviços públicos. Ele quer fazer isso criando as "organizações sociais" ou "agências executivas", que são os órgãos públicos privatizados cujos serviços serão pagos pela população. Já entregaram de bandeja dezenas de estatais para especuladores e agora querem fazer o mesmo com a Vale do Rio Doce.
Temos uma proposta para o presidente FHC: demita-se "voluntariamente", que o nosso sindicato se compromete a pagar uma indenização correspondente ao bem (se é que houve) que seu governo fez ao país.
Os servidores darão sua resposta ao PDV e ao "pacotão" que anula direitos adquiridos. Ela será dada em assembléias e em cada local de trabalho ou cada órgão. Proponho que cada assembléia vote as seguintes resoluções: reajuste de salário, defesa do emprego, não à chantagem do PDV; nada há a ser negociado na "reforma" administrativa, exigimos sua retirada.
É sobre essa base que estaremos nas ruas no próximo dia 27 de novembro, em Brasília, a partir das 9h, na catedral, e convidamos a população, os demais sindicatos, partidos políticos e parlamentares a se juntarem conosco na defesa dos serviços públicos e da nação brasileira.

Texto Anterior: O importante é a qualidade
Próximo Texto: Fora da turma; Projeto do Cingapura; Protesto; Coragem política e estética; Puxão de orelhas; Irresponsabilidade social; Renúncia; Questão de linguagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.