São Paulo, terça-feira, 26 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CNI pressiona e governo muda apoio

VALDO CRUZ; FERNANDO GODINHO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As quatro confederações empresariais (indústria, agricultura, transporte e comércio) pressionaram, e o governo deve apoiar a candidatura de Pio Guerra Júnior para a presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
O Palácio do Planalto chegou a se inclinar pela manutenção de Guilherme Afif Domingos no cargo, mas recuou depois que as confederações cobraram um acordo que teria sido feito com o próprio governo sobre a sucessão no Sebrae.
Pelo acerto, o governo teria se comprometido a apoiar a eleição de um representante da CNA (Confederação Nacional da Agricultura). Pio Guerra Júnior é diretor financeiro da entidade.
A decisão de manter o acordo foi acertada em rápido encontro entre o presidente Fernando Henrique Cardoso e o presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Fernando Bezerra.
O apoio a Pio Guerra Júnior foi levado ao conhecimento da CNI pelos ministros Paulo Paiva (Trabalho) e Francisco Dornelles (Indústria, Comércio e Turismo).
Segundo a Folha apurou, o atual presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, está tentando reverter a decisão com o apoio de pefelistas.
Afif Domingos iria ontem para São Paulo no início da tarde, mas decidiu permanecer em Brasília.
Na campanha para ganhar o apoio do governo, ele conseguiu levar ao Palácio do Planalto, na semana passada, 2.000 empresários.
A audiência, para comemorar as mudanças na tributação das micro e pequenas empresas, virou um ato pró-reeleição de FHC.
Um representante da CNA já deveria ter assumido a presidência do Sebrae antes de Afif Domingos. Essa era a intenção das quatro confederações. Só que o atual presidente negociou seu mandato com o governo Itamar Franco.
Ficou acertado que o governo, na época, apoiaria Afif Domingos, que colocaria Mauro Durante, ex-ministro de Itamar, como diretor-presidente do órgão. (VALDO CRUZ e FERNANDO GODINHO)

Texto Anterior: Suspeita provoca troca de procurador
Próximo Texto: Paes retira candidatura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.