São Paulo, terça-feira, 26 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paes retira candidatura

LUCIO VAZ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A realização de uma Convenção Nacional para definir a posição do PMDB sobre a reeleição, em janeiro, divide a cúpula do partido.
O presidente do partido, deputado Paes de Andrade (CE), retirou ontem sua candidatura à presidência da Câmara, mas não obteve apoio para a convocação da convenção.
Paes se retirou da disputa em favor do líder do PMDB na Câmara, Michel Temer (SP).
Temer disse que participará da convenção, se for realizada, mas ressalvou que, na sua opinião, o melhor caminho é reunir primeiro o Conselho Político do partido. A decisão seria homologada pela convenção.
O presidente do Senado, José Sarney (AP), contrário à reeleição, apóia a realização da convenção. Seria a última chance de o partido definir uma posição contra a reeleição.
Temer disse que não trabalhará contra a convenção. "Se tiver que acontecer, vamos participar. As forças são as mesmas do Conselho."
Mas seus vice-líderes já iniciaram uma articulação contra a proposta de Paes. Eles temem que o clima acirrado da convenção resulte na aprovação de uma posição contra a reeleição.
Paes espera que a retirada da sua candidatura leve a cúpula do PFL a cumprir o acordo feito em 95, que entrega a presidência da Câmara ao PMDB. Pelo acordo, o PMDB precisaria ter um candidato único.
Mas Inocêncio Oliveira (PFL-PE) mantém sua candidatura à presidência da Casa. Ele condiciona sua desistência à retirada da candidatura de Jader Barbalho (PMDB-PA) no Senado.

Texto Anterior: CNI pressiona e governo muda apoio
Próximo Texto: Em São Paulo, ACM tenta 'ganhar' Maluf
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.