São Paulo, terça-feira, 26 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exame teve 1.200 testes

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) mediu as habilidades dos alunos da 4ª e da 8ª séries do 1º grau e do 3º ano do 2º grau a partir de 1.200 questões de múltipla escolha.
Segundo o grau de acerto das respostas, foi montada uma escala de desempenho que vai de 150 a 375 -chamada de índice de proficiência. Isso permitiu que os alunos das três séries fizessem o mesmo teste.
O Saeb foi realizado pela primeira vez em 90 e repetido em 93. Mas só em 95 foi medido o desempenho dos alunos do 2º grau e das escolas particulares.
Resultados preliminares foram divulgados em maio deste ano. O MEC esperava 120 mil participantes, mas apenas 90,4 mil compareceram. Por isso, não foi feito um ranking com o desempenho dos Estados.
Os alunos da 4ª série deveriam acertar um número de questões suficiente para chegar, no mínimo, ao nível de proficiência 150.
Os alunos da 8ª série deveriam estar aptos a responder a perguntas entre os níveis 275 e 300, e os do 3º ano de 2º grau, as questões do nível 375.

Texto Anterior: Só 1% do acerta teste de português do 2º grau
Próximo Texto: SP reúne ONG para discutir escola pública
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.