São Paulo, terça-feira, 26 de novembro de 1996
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23 de Maio terá primeiro fura-fila de SP

ROGÉRIO GENTILE
DA REPORTAGEM LOCAL

O primeiro fura-fila de São Paulo vai ser implantado no corredor Ibirapuera, formado pelas avenidas Vereador José Diniz, Ibirapuera e 23 de Maio, até o Paraíso (zona sul). A linha será implantada pelo prefeito eleito Celso Pitta e deve estar concluída em 98.
A SPTrans (São Paulo Transportes) prevê o início da obra para o segundo semestre de 1997. Antes disso, o projeto que estabelece o Veículo Leve sobre Pneus (VLP), o fura-fila, terá de passar pela Câmara Municipal.
Em seguida, a prefeitura vai fazer concorrência para escolher o consórcio de empresas que vai implantar e operar a linha em regime de concessão (por até 30 anos).
A linha Ibirapuera terá 15 km. Será construída parte no solo e parte em estações elevadas (principalmente em cruzamentos).
Segundo o presidente da SPtrans, Francisco Christovam, o fura-fila deve diminuir pela metade o tempo que um ônibus comum leva em seus trajetos atualmente.
A idéia da prefeitura é que a iniciativa privada banque todos os custos da implantação, incluindo as desapropriações.
Caso não haja interessados em assumir toda a obra, a prefeitura vai dispor de R$ 300 milhões no orçamento de 1997 (que ainda não foi aprovado na Câmara) para construir a linha.
Cada quilômetro de fura-fila custa cerca de R$ 10 milhões. Ou seja, o custo total de implantação da linha Ibirapuera será de cerca de R$ 150 milhões.
Outras linhas
O fura-fila é um sistema que utilizará trolebus biarticulados (221 passageiros por veículo), guiados por meio de roletas laterais em canaletas exclusivas.
A rede básica do fura-fila, segundo Christovam, terá 135 km. Ele diz que, quando estiver pronta, 20% da frota comum de ônibus não precisará ser mais utilizada.
Anel viário
Será construído um anel de 60 quilômetros ao redor do centro (para evitar, por exemplo, que uma pessoa que se dirija da zona norte para a oeste precise passar pelo centro, como ocorre hoje).
O anel vai passar pelas avenidas Presidente Tancredo Neves, do Estado, Salim Farah Maluf, Nadir de Figueiredo, Braz Leme, Sumaré, Faria Lima e Água Espraiada.
Serão feitas também cinco linhas transversais de 15 km cada: corredores Vergueiro, Celso Garcia, Carlos de Campos, Ibirapuera e Rubem Berta (veja quadro).
O professor inglês Anthony Wren, do instituto de transportes da Universidade de Leeds, na Inglaterra, local onde estudou o prefeito eleito Celso Pitta, faz palestra na USP na próxima sexta-feira, às 9h. Leeds tem três linhas de VLP.

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