São Paulo, terça-feira, 26 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lira cai após notícia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Apesar de ter iniciado o dia melhor do que as expectativas, a lira italiana caiu como consequência do anúncio do possível processo contra o primeiro-ministro Romano Prodi.
Ontem, foi o primeiro dia depois da volta da lira italiana ao Sistema Monetário Europeu, após mais de quatro anos ausente.
O sistema exige que as moedas não variem mais de 15% em relação marco alemão (a moeda mais forte) na perspectiva da criação da moeda única européia.
A lira italiana foi retirada do sistema de cotações em 1992 depois de uma grande desvalorização.
A lira chegou a ultrapassar o limite de 990 unidades por marco alemão, atingindo a cotação de 989,80 às 17h (14h em Brasília).
Mais tarde, com a informação sobre Prodi, a lira voltou para a cotação de 999 unidades por marco.
Mas o retorno da moeda italiana a cerca de 990 liras por marco alemão pode acabar com as perspectivas de crescimento da Itália, com a queda na exportação.
O crescimento é necessário para aumentar a renda vinda dos impostos e cortar o déficit orçamentário.
O corte é necessário para que o país possa cumprir as outras metas estipuladas pela União Européia para que a Itália seja do primeiro grupo a adotar o euro.

Texto Anterior: Promotora italiana pede juízo de premiê
Próximo Texto: Oposição denuncia fraude em Belarus
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.