São Paulo, quarta-feira, 27 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juventus conquista Mundial em Tóquio

SÍLVIO LANCELLOTTI
COLUNISTA DA FOLHA

Coração, disposição e velocidade. Com esses três atributos afiadíssimos, a Juventus da Itália venceu ontem o River Plate da Argentina, 1 x 0, e conquistou pela segunda vez a Toyota Cup, o título simbólico de melhor clube do universo.
O jogo aconteceu no estádio Nacional de Tóquio, diante de 62 mil espectadores, 130 deles platinos e 200 peninsulares.
O clima ajudou. Não choveu e a temperatura pairou na casa dos 12 graus.
O placar não refletiu a superioridade total da Juventus. O time de Marcello Lippi só não goleou o River porque o croata Alen Boksic, exuberante nos contra-ataques, desperdiçou quatro tentos, diante do arqueiro Bonano, o melhor dos argentinos. Também Di Livio e Del Piero perderam chances com Bonano já batido.
O gol do triunfo surgiu aos 36min do segundo tempo.
Di Livio levantou um escanteio da direita. O francês Zidane desviou de cabeça e a bola sobrou para Del Piero do outro lado, no bico da área pequena. O craque da Juve aparou a pelota e, então, desferiu um petardo indefensável no ângulo esquerdo de Bonano.
Desconcentrado por discussões sobre o prêmio oferecido pela Toyota ao astro do combate, uma perua 4 x 4 no valor de US$ 35 mil, o elenco do River só produziu um lance de perigo, bem no fim do prélio, quando Montserrat lançou o chileno Salas, mas o arqueiro Peruzzi evitou o tento do empate.
César Traversone, diretor do River, criticou a arbitragem do brasileiro Márcio Rezende de Freitas, supostamente conivente com a violência da Juve.
Traversone fugiu da resposta quando lhe perguntaram sobre o prêmio, enfim entregue a Del Piero. Antes da pugna, os platinos pareciam mais ocupados com o fato de a 4 x 4 ter a direção na direita.
Graças ao sucesso da "Velha Senhora", a Itália passou a ter sete títulos em 35 edições do Mundial de clubes, exatamente como a Argentina. A Juve havia obtido o seu laurel anterior em 1985, quando superou o Argentinos Jrs. por 4 x 2 na disputa de pênaltis, após empate 2 x 2 no tempo normal.

Texto Anterior: Itália processa 6 por morte de Senna
Próximo Texto: Italianos mostram indiferença à conquista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.