São Paulo, sexta-feira, 29 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mais 2 morrem em maternidade no CE

PAULO MOTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

A Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, em Fortaleza (CE), registrou ontem a morte de mais dois bebês em seu berçário. Desde o início do mês, morreram 65 bebês no hospital.
Ítalo Gurgel, chefe da assessoria de comunicação da Universidade Federal do Ceará -à qual a maternidade é vinculada- afirmou que, dos dois bebês que morreram, um foi vítima de complicações por ser prematuro e o outro era natirmorto.
Segundo Gurgel, as mortes estão dentro da "taxa de previsibilidade" da maternidade. "Vale lembrar que atendemos prioritariamente casos de partos de alto risco, nos quais a taxa de mortalidade é alta", disse Gurgel.
Desde o início de novembro, morreram 65 das 654 crianças nascidas na maternidade -uma taxa de 99,3 bebês mortos a cada 1.000 nascidos. Em 1994, a média era de 22 bebês mortos a cada 1.000.
Gurgel disse que o problema da superlotação da maternidade está sendo reduzido a cada dia. Ontem, apenas 49 das 60 vagas disponíveis no berçário estavam ocupadas. Na UTI destinada a bebês de alto risco, na qual há 12 leitos, existiam duas vagas disponíveis.

Texto Anterior: Médicos e policiais ignoram aborto legal
Próximo Texto: Câmara aprova ônibus grátis para aluno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.