São Paulo, sexta-feira, 29 de novembro de 1996
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Parmalat inicia campanha para vender leite desnatado a adultos

Empresa quer atingir os consumidores de 25 a 35 anos

CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois da campanha dos "Mamíferos", o maior sucesso publicitário deste ano, a Parmalat começa, neste final de semana, uma nova série de anúncios especialmente criada para seu leite desnatado.
Saem de cena -temporariamente- crianças vestidas de animais e começam a ser divulgados anúncios com fotografias de adultos sem roupas.
Por um efeito de computação gráfica, os corpos dos modelos aparecem como se fossem "malhados", explica Ana Lúcia Serra, 33, diretora da DM9, agência de propaganda. É uma referência às manchas típicas do gado holandês.
Uma nova campanha com fotos de crianças fantasiadas de mamíferos deverá voltar brevemente. Nessa segunda fase, que deve começar a ser veiculada no início de janeiro, os comerciais vão divulgar os iogurtes da empresa.
Fotografias da nova série de crianças vestidas de animais já foram feitas nos Estados Unidos, pelo mesmo fotógrafo da primeira série. Agora, diretores da Parmalat e da DM9 estão escolhendo alguns desses "mamíferos" para que sejam produzidos os filmes a serem veiculados pela televisão.
Outra linguagem
As fotos para a campanha do leite desnatado, que será veiculada apenas na mídia impressa, também foram feitas no exterior, em Londres (Inglaterra), pelo fotógrafo inglês Nick Knight. Os efeitos gráficos dos quatro anúncios foram feitos no Brasil.
A proposta dessa campanha é diferente da dos anúncios dos "Mamíferos", segundo Serra. O público-alvo é outro. Agora, a intenção é chamar a atenção de jovens adultos, com alto poder aquisitivo, entre 20 e 35 anos, preocupados com saúde e que consomem produtos em embalagens longa vida, mais práticos e caros.
"Usamos uma linguagem mais sofisticada, com a intenção de nos comunicarmos com pessoas que se cuidam, que praticam esportes", explica ela. Por isso mesmo, a campanha vai ser veiculada tanto em revistas de interesse geral quanto em publicações destinadas aos consumidores preocupados com saúde e em cuidar do corpo, além de jornais.
A campanha dos "Mamíferos" pretendia atingir principalmente donas-de-casa e crianças de qualquer faixa de renda, já que o consumo de leite é generalizado. Mesmo estando fora da televisão desde agosto, essa campanha continua sendo a mais lembrada pelos consumidores nos últimos meses.
Marketing agressivo
Desde que chegou ao Brasil, a Parmalat tem adotado uma estratégia de marketing bastante agressiva, o que levou seus concorrentes a também investir mais em publicidade.
A empresa não divulga dados detalhados sobre gastos publicitários. Diz apenas que a verba corresponde a cerca de 3% do faturamento. Em 95, isso significou aproximadamente R$ 40 milhões. Neste ano, a Parmalat deverá faturar em torno de US$ 1,2 bilhão.

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