São Paulo, sexta-feira, 29 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guia é picareta, infame e engraçado

IVAN FINOTTI
DO "NP"

"Se você comprou esse livro pensando em dar uma volta ao mundo com Casseta & Planeta, metade de seu plano já se realizou. Você já levou uma volta de Casseta & Planeta." Assim Beto Silva, o Casseta responsável pela redação final do novo livro do grupo de humoristas, convida o leitor a uma viagem picareta.
"A Volta ao Mundo de Casseta & Planeta", recém-lançado pela editora Objetiva, está longe de ser um guia turístico. É, como era de esperar, um emaranhado de piadas infames e preconceituosas. Melhor, impossível.
Com quase 500 ilustrações, "A Volta ao Mundo..." apresenta dicas tão esdrúxulas como "procure viajar sempre para países que você já conhece porque alguém pode exigir que você já tenha visto".
Os 20 capítulos trazem depoimentos, mapas e até histórias em quadrinhos. A divisão é geográfica e temática. Há capítulos dedicados a paragens específicas -como "Alagoas, a Suíça do Nordeste" ou "El Miéxico Gostueso"- e outros para temas caros aos viajantes -como "As Sete Maravilhas do Mundo".
Em um roteiro de 13 dias para Cuba, o viajante é agraciado com uma fuga para Miami no sexto dia. Mais impressionantes são os depoimentos de jovens brasileiros em intercâmbio nos Estados Unidos. "Lá nos States eles dão muita importância à primeira refeição (breakfast), e minha mãe americana me obrigava a comer tudinho. O intercâmbio é legal por isso. Você pode fazer lá fora coisas que não pode fazer aqui. Comer a mãe, por exemplo", escreve Joaquim Ferreira dos Santos Filho.
Sua irmã Nádia Sueli dos Santos viveu momentos de choque cultural igualmente marcantes: "Lá, a coisa é totalmente diferente (something wild). Os pais falam abertamente sobre sexo com os filhos. Toda noite meu pai americano entrava no meu quarto, nu, e vinha pra cima de mim com uns papos estranhos".
Um mapa-múndi dobrável em quatro cores e papel especial acompanha a obra. O quadro traz nomes atualizados para uma versão politicamente incorreta de diversos lugares.
Os Países Baixos, por exemplo, viraram "Países Nelson Neds". A África se transformou no "Continente Recreativo Escola de Samba Unidos da África". E os EUA agora são "Governador Valadares".
Publicidade "A Volta ao Mundo..." é o sexto livro do Casseta & Planeta e o primeiro pela editora Objetiva. Os cinco anteriores foram lançados pela editora Record.
Segundo o diretor da Objetiva, Roberto Feith, a venda dos 10 mil exemplares impressos não paga o investimento -R$ 100 mil apenas na campanha publicitária, que começa em dezembro. "Precisamos vender 20 mil para ter lucro", afirma Feith.
O Casseta & Planeta surgiu em 89, da união da revista "Casseta Popular" e do jornal "Planeta Diário". Formado por Bussunda, Cláudio Manoel, Beto Silva, Hélio de La Peña, Hubert, Marcelo Madureira e Reinaldo, o grupo tem há cinco anos um programa mensal na Globo.

Livro: A Volta ao Mundo de Casseta & Planeta
Lançamento: Objetiva
Preço: R$ 18 (168 págs.)

Texto Anterior: Turma do Casseta & Planeta dá volta ao mundo
Próximo Texto: Banca de jornal vira livraria e loja de CD
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.