São Paulo, sexta-feira, 29 de novembro de 1996
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Banca de jornal vira livraria e loja de CD

PATRICIA DECIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Um novo grupo de consumidores está encontrando nas bancas de jornal sua livraria, sua loja de CDs e de fitas de vídeo.
Sob o atraente rótulo "preços populares" -que variam de R$ 8,00 a R$ 16,90-, cada vez mais coleções de editoras espanholas e portuguesas são lançadas no Brasil. Na maioria, elas vêm acompanhadas de fascículos e dizem reunir "os mestres" de sua área.
No último mês, quatro lançamentos chegaram às bancas das principais capitais. Os destaques são "Opera Collection", com 41 óperas completas, mais libreto bilíngue e sumário da peça, e "Os Clássicos do Cinema" (R$ 16,90), com fitas de vídeo de 40 filmes em preto e branco das décadas de 30, 40 e 50.
O primeiro traz gravações da Decca das décadas de 50 e 60 com nomes como Joan Sutherland e Renata Tebaldi. Algumas das óperas incluídas, como é o caso de "As Bodas de Fígaro", são de referência e estão recomendadas nos melhores guias do gênero.
Há limitações, já que intérpretes que não gravaram com a Decca durante esse período -como Maria Callas- ficaram de fora.
Na coleção de cinema, é possível encontrar clássicos mais do que consagrados como "Cidadão Kane" e "O Encouraçado Potemkin" e filmes da mesma qualidade que ainda não estavam disponíveis em vídeo no Brasil. O melhor exemplo é "Acossado", do francês Jean-Luc Godard.
Os últimos dois lançamentos são "Os Mestres da Literatura Contemporânea" (R$ 9,90) que reúne dezenas de títulos brasileiros e estrangeiros em edição capa dura e "Os Grandes da MPB" (R$ 12,90), desenvolvida especificamente para o Brasil pela editora Del Prado, reunindo CDs de cantores e compositores consagrados como Caetano Veloso e Chico Buarque.
Mais uma dezena de outros títulos também são vendidos nas 22 mil bancas de jornal do país, popularizando gravações de blues, jazz, rock e, principalmente, música clássica.
Pelo menos dois fatores contribuíram para o sucesso da venda dessas obras nesse momento. Cerca de 13 milhões de brasileiros saíram da linha da pobreza em direção ao mercado das compras, e 6 milhões deles compraram aparelhos de CD no último ano.
"A loja de discos, tal como a livraria, é um fator inibidor. O consumidor não sabe procurar e, muitas vezes, tem vergonha de pedir ajuda demonstrando que não é um frequentador habitual", afirma Márcio Saldanha, dono da Plamar, que representa editoras estrangeiras no Brasil.
Segundo Saldanha, cerca de 70 milhões de exemplares de fascículos já foram vendidos no país.
Outra contribuição para deixar o brasileiro acostumado a encontrar música nas bancas foi feita por revistas de circulação nacional que passaram a oferecer brindes.

Outros títulos: "Mestres do Blues"(R$ 10,90), "As Feras do Rock" (R$ 11,90), "Os Grandes do Jazz" (R$ 11,90) e "Os Grandes Mestres da Música Clássica" (R$ 7,90)

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