São Paulo, sábado, 30 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

López vai dar consultoria para montadora

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

López de Arriortúa deixa a direção da Volkswagen mundial, mas deve continuar prestando serviços às empresas do grupo.
A afirmação é de Juergen Taschke, advogado do executivo basco. Segundo Taschke, López sai do Conselho Diretor do grupo Volkswagen, mas vai ser consultor da montadora e de suas subsidiárias.
Um porta-voz da Opel (a GM européia) considerou a declaração de Taschke uma provocação e a renúncia de López uma "manobra fingida".
López já mantém em Barcelona (Espanha) uma empresa, a Volkswagen Coaching. Ela comercializa o sistema que prevê redução de custos e aumento de produtividade na produção de veículos.
Segundo os advogados, o engenheiro basco deixa a empresa para se concentrar em sua defesa no processo movido pela General Motors, onde trabalhou e ocupou cargos de direção durante 13 anos.
"López deseja concentrar-se em sua própria defesa e realizar um antigo sonho, que é a criação de uma empresa de consultoria para colocar seus conhecimentos e experiência à disposição da indústria", diz o comunicado de seus advogados.
Porta-voz da Volkswagen afirmou que a empresa não pretende nomear um novo executivo para ocupar as funções de López de Arriortúa.
Substitutos
A direção de compras vai ficar diretamente sob responsabilidade do presidente do grupo, Ferdinand Piech.
As demais funções -diretor de Otimização da Produção e responsável pelas atividades da Volkswagen na África e América Latina- serão entregues a Peter Hartz, atual diretor de Pessoal do grupo.
Se essa decisão for confirmada, Hartz deve ser o novo presidente do Conselho de Administração da Volkswagen do Brasil e da Argentina, posto que era ocupado por López.

Texto Anterior: GM quer que a Volks peça desculpas
Próximo Texto: Livro mostra a hipocrisia nas empresas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.