São Paulo, terça-feira, 3 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estado e ONU fazem convênio para combater a criminalidade

DA REPORTAGEM LOCAL

O Governo do Estado, o Ministério da Justiça e a ONU (Organização das Nações Unidas) assinam hoje um convênio para a abertura de um escritório do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas (Ilanud) em São Paulo.
O objetivo do escritório é atuar na prevenção e no combate ao crime organizado no Brasil e nos países do Cone Sul.
O acordo será assinado às 11h, no Palácio dos Bandeirantes (Morumbi, zona oeste de São Paulo).
"A principal atuação do Ilanud será na pesquisa criminológica, visando traçar um perfil dos bandidos e das quadrilhas organizadas", afirmou João Benedicto de Azevedo Marques, secretário da Administração Penitenciária.
Além dessa secretaria, participarão das ações as secretarias da Segurança Pública, Justiça e Defesa da Cidadania e Criança, Família e Bem-Estar Social, todas elas envolvidas com a prevenção de crimes e punição de criminosos.
Outra função do Ilanud será ministrar cursos de atualização e formação profissional a policiais e funcionários do sistema penitenciário.
"Esse projeto terá grande importância para a redução da criminalidade em São Paulo na virada do século", afirmou Azevedo Marques.
O Ilanud é um dos cinco institutos de combate à criminalidade que a ONU mantém pelo mundo desde 1975.
A sede do instituto fica em São José, na Costa Rica. Em São Paulo, o escritório irá funcionar em um prédio da Secretaria da Administração Penitenciária, en Higienópolis (região central).
O conselho deliberativo do Ilanud terá um representante de uma Secrtaria da Segurança de cada região do Brasil, além de membros da ONU, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e do Ministério da Justiça.

Texto Anterior: Presos destroem celas de delegacia em SP
Próximo Texto: Promotor pede pena máxima para gangue acusada de morte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.