São Paulo, quarta-feira, 4 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tom Jobim é homenageado em songbook

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

Sob a batuta do produtor Almir Chediak, 46, grandes nomes da música brasileira, como Chico Buarque, Daniela Mercury e Moraes Moreira, se reuniram para gravar 76 canções de Tom Jobim, nos cinco CDs "Songbook Antonio Carlos Jobim".
Professor de violão e harmonia de estrelas da música popular, Chediak se diz encantado com o resultado desse trabalho em homenagem ao maestro. "Não paro de ouvir os discos. Durante a gravação, não dá tempo de curtir muito."
Os cinco CDs, que já começaram a ser vendidos separadamente em lojas, ao preço médio de R$ 18, têm lançamento oficial marcado para a próxima terça-feira, às 21h, em show na boate Ritmo, em São Conrado (zona sul do Rio).
Estarão presentes artistas que participaram dos CDs, como Djavan (interpretando "Eu Te Amo"), Adriana Calcanhoto ("Outra Vez") e João Bosco ("Angela").
Ao pesquisar a obra de Tom Jobim para a gravação, que reuniu cerca de 80 artistas, Chediak se deparou com "músicas maravilhosas, que não foram muito divulgadas, mas são verdadeiras pérolas".
Entre essas, destaca "A Violeira", interpretada por Elba Ramalho, e "Imagina", com Ed Motta, Beth Bruno e Leandro Braga.
Grandes sucessos de Tom não foram esquecidos, como "Luíza" (com Chico Buarque) e "Retrato em Branco e Preto" (com Ney Matogrosso e Wagner Tiso ao piano).
Esse é o oitavo songbook feito por Chediak. O projeto foi iniciado em 1991, com a obra de Noel Rosa. Artistas como Ary Barroso, Gilberto Gil e Edu Lobo também foram homenageados.
No "Songbook Antonio Carlos Jobim", Chediak disse ter conseguido um resultado que vem buscando em seus últimos trabalhos: reunir músicos que, ao homenagear a obra de um artista, não fujam das leituras originais.
O envolvimento de Chediak com a obra de Tom não é recente. Esse songbook foi planejado há dois anos, antes da morte do compositor, em 8 de dezembro de 94. Mas Chediak começou a trabalhar com Tom no final dos anos 80.
Como fruto dessa união, Chediak lançou em 90 três livros, com partituras e letras de músicas de Tom. Em 95, Chediak ganhou o Prêmio Shell de "Melhor Disco Instrumental", ao lançar um CD duplo com 32 músicas de Tom.
Em 95, ele produziu também o CD "Letra e Música", com 16 canções do maestro interpretadas por Leny Andrade e Cristóvão Bastos.

Discos: Songbook Antonio Carlos Jobim (cinco volumes)
Quanto: R$ 18, em média

Texto Anterior: Marcas famosas dão credibilidade a sites
Próximo Texto: Bethânia comemora 50 anos com poemas de Fernando Pessoa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.