São Paulo, quarta-feira, 4 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Computador adia vôo de sonda

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O lançamento da sonda Mars Pathfinder em direção a Marte foi adiado ontem no Cabo Canaveral (EUA) por problemas num computador de terra.
Esta é a segunda tentativa de lançamento da Pathfinder. Na primeira, a Nasa (a agência espacial dos EUA) adiou o vôo porque as condições meteorológicas não eram favoráveis.
Ontem, um computador de terra que monitorava o lançamento se desligou. Os técnicos tentaram ligar o sistema de emergência, mas ele também não funcionou.
George Diller, porta-voz da Nasa, disse que os técnicos teriam de decidir se uma nova tentativa de lançamento seria feita hoje.
Entre outras tarefas, a sonda deve levar até Marte o Sojourner, um explorador de superfície do tamanho de uma impressora de microcomputador. O explorador, que será dirigido por controle remoto da Terra, vai tirar fotos e recolher amostras do solo do planeta.
Rumo a Marte
A Mars Pathfinder é a terceira sonda lançada em direção a Marte neste ano. A primeira foi a também norte-americana Mars Global Surveyor. Ela foi lançada com sucesso no dia 7 de novembro.
Já a segunda sonda, a russa Mars96, não teve a mesma sorte. Ela partiu no último dia 16, mas explodiu perto da ilha de Páscoa pouco depois do lançamento.
Os EUA planejam lançar na próxima década mais oito sondas em direção ao planeta vermelho.

Texto Anterior: Lua pode ter água congelada, diz estudo norte-americano
Próximo Texto: Porta de nave preocupa Nasa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.