São Paulo, quarta-feira, 4 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Porta de nave preocupa Nasa

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cientistas da Nasa estão tentando descobrir uma maneira de os astronautas do ônibus espacial Columbia abrirem e fecharem a porta da nave com segurança, caso seja necessário fazer um passeio espacial de emergência.
A missão do Columbia, que termina na sexta, tinha programadas duas caminhadas no espaço para testar instrumentos para a construção de uma estação espacial. As saídas da nave foram canceladas porque uma porta emperrou.
Em 15 anos de vôos com ônibus espaciais, nunca foi preciso fazer uma caminhada espacial de emergência. Mas, do mesmo modo, uma porta de nave nunca havia emperrado antes.
A saída da nave seria necessária se, por exemplo, o sistema que fecha automaticamente a porta da nave não funcionasse.
A preocupação dos cientistas em encontrar o mais rápido possível as causas do travamento da porta se justifica pelo fato de que as caminhadas espaciais devem se tornar cada vez mais frequentes.
Estima-se que para a construção da plataforma espacial Alfa, vários astronautas terão de passar entre 600 e 700 horas no espaço.
Para se ter uma idéia, as seis viagens realizadas à Lua totalizaram apenas 36 horas de caminhada espacial.
"O problema com a porta é um bom exemplo do que pode acontecer durante a construção da estação espacial", disse o astronauta Thomas Jones, que participaria da caminhada espacial.

Texto Anterior: Computador adia vôo de sonda
Próximo Texto: Brasil apóia tortura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.