São Paulo, quinta-feira, 5 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mãe quer que igreja eduque menor

ARI CIPOLA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MACEIÓ

A desempregada Maria Goretti Jorge da Silva, 35, quer que a Igreja Católica se responsabilize pela educação de sua filha, E.J.S., 14, que no último sábado foi flagrada com o padre Edvar de Morais, 60, em um motel em Maceió (AL).
"Vou lutar para dar um castigo ao padre e à igreja. O castigo é exigir que mantenham minha filha em uma escola, longe da prostituição que o padre incentivou."
Ela disse que vai procurar hoje a Curadoria da Infância e Adolescência para saber a forma de agir.
O curador Sérgio Jucá disse que a única maneira de conseguir que a igreja ou o padre se responsabilizem pela educação da garota é fazer uma representação criminal contra ele.
Morais só vai responder pelo crime de corrupção de menores -que prevê pena de um a quatro anos de reclusão- caso a mãe da garota entre com a representação.
O arcebispo de Maceió, dom Edivaldo Amaral, disse que não vai falar mais sobre o caso e que Morais está incomunicável em "recolhimento espiritual".
Segundo o arcebispo, o padre se diz "arrependido" e "vítima de tentação". O Código de Direito Canônico não prevê punição para atitudes como a do padre.
O flagrante no padre foi dado por uma equipe de comissários do Juizado de Menores de Maceió, em um motel. Nas blitze, para combater a prostituição infantil, os comissários pedem os documentos dos ocupantes dos apartamentos.
No apartamento em que estavam o padre e a garota, eles receberam apenas os documentos de Morais.
O casal foi detido e enviado à Delegacia do Menor de Maceió, de onde o padre foi liberado duas horas depois, e a garota, na segunda.
Depois do episódio, o padre renunciou ao cargo de reitor do Seminário Diocesano de Maceió.
Foi neste seminário que Morais chegou a dividir quarto com um outro seminarista conhecido, o empresário Paulo César Farias, o PC, morto em junho. Morais e PC ficaram amigos.
Morais foi um dos três padres que celebraram a missa de 7ª dia do tesoureiro de campanha do ex-presidente Fernando Collor.

Texto Anterior: Para polícia, parapsicóloga é ligada a tráfico de crianças
Próximo Texto: Rapaz de gangue é condenado a 8 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.