São Paulo, quinta-feira, 5 de dezembro de 1996
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Folha e Almap divulgam pesquisa sobre a classe D

Especialistas analisam levantamento sobre novos consumidores

DA REPORTAGEM LOCAL

A Folha e a Almap/BBDO divulgaram ontem os resultados de uma pesquisa que detalha quem são e quais são os hábitos dos novos consumidores que surgiram com o Real: a classe D.
Calcula-se que esse público é formado por aproximadamente 50 milhões de pessoas no Brasil. Com renda familiar de até R$ 900 por mês, é essa classe que movimenta comércio e indústrias do país. O levantamento foi publicado pela Folha no último dia 27, no caderno Emergentes.
Um dos destaques da pesquisa, para José Luiz Madeira, sócio e diretor da Almap/BBDO, é o fato de esse público -que há pouco tempo corria apenas atrás dos preços baixos- estar bem mais exigente, a ponto de privilegiar as marcas líderes.
"No passado, esse consumidor abria mão da qualidade para satisfazer as necessidades básicas. Agora, quer o produto que se posiciona como o que tem melhor qualidade, e não necessariamente o menor preço."
Para Madeira, o grande desafio das empresas que querem aumentar vendas e das agências de publicidade é "construir" marcas fortes, sempre destacando a qualidade dos produtos.
Para ele, nem todas as propagandas veiculadas hoje estão se comunicando com o público-alvo da maneira mais adequada.
A apresentadora de televisão Hebe Camargo, que se diz uma emergente -"já comprei muito a prazo"-, contou sua experiência como grande comunicadora desse público. O editor-executivo da Folha, Matinas Suzuki Jr., falou sobre os aspectos jornalísticos do estudo.

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