São Paulo, quinta-feira, 5 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudante vomita em Mondrian e Dufy

CLÁUDIA TREVISAN
DE NOVA YORK

O vômito vermelho em um quadro no Canadá e o vômito azul em um quadro em Nova York pareciam fatos isolados até a sexta-feira, quando o estudante canadense Jubal Brown declarou ter realizado deliberadamente os dois atos.
Só então, a direção do MoMa (Museu de Arte Moderna) de Nova York soube que sua instituição não havia sido o primeiro alvo dessa espécie de terrorismo artístico.
Em maio, o estudante já havia ingerido uma gelatina vermelha e vomitado sobre um quadro do impressionista francês Raoul Dufy na Galeria de Arte de Ontário, em Toronto, no Canadá.
Seis meses depois, em novembro, Brown vomitou no quadro "Composição em Vermelho, Branco e Azul", de Piet Mondrian, no MoMa. Desta vez, ingeriu uma gelatina azul.
Trilogia
Até sexta-feira, a direção da Galeria de Arte de Ontário acreditava que o vômito havia sido acidental e não sabia que seu "autor" era o estudante.
Nesse dia, Brown, que estuda artes, deu entrevista a um jornal canadense na qual declarou ter vomitado nos dois quadros de forma intencional.
O estudante disse que planeja executar uma trilogia com as três cores primárias: vermelho, azul e amarelo. A última etapa -do amarelo- ainda não foi cumprida, e seu alvo é desconhecido.
Os dois museus discutem agora a possibilidade de adotar medidas judiciais contra o estudante.
Brown vomitou sobre o quadro de Mondrian no dia 2 de novembro, mas nunca admitiu que fez isso de forma intencional.
Com sua entrevista, o museu acredita que tem elementos para tomar medidas concretas. "Agora temos provas de que foi uma ação deliberada", disse Liz Addison, diretora de marketing do MoMa.
Segundo ela, o museu não modificou seu sistema de segurança depois do episódio -o primeiro do gênero de que é vítima.
A Escola de Arte e Desenho de Ontário, onde Brown estuda, criou um comitê que começará a discutir o caso na segunda-feira.
Jack Kado, gerente de relações públicas da escola, disse que as possível punições contra Brown variam de advertência à expulsão.

Texto Anterior: Pinacoteca ganha obra de Maillol
Próximo Texto: 'Estou honrada, mas absolutamente serena'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.