São Paulo, quinta-feira, 5 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

David Mamet expõe avesso do espetáculo

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Os dois atores em cena são Umberto e Beto Magnani, pai e filho. "Avesso", que tem o título original "A Life in the Theatre", mostra a relação entre eles nos bastidores, por trás das rotundas, no camarim que dividem.
Um deles, o veterano Robert, é consagrado, apesar da lacuna curricular de não ter ganho prêmios. Já o mais novo, John, passa, no correr da peça, por um processo de amadurecimento, até se mostrar um bom ator e participar até de testes para integrar elencos de filmes, situação nunca cogitada na carreira do mais velho.
"A peça é uma comédia. O público vê até o contra-regra acertando o palco, o entra-e-sai de cenários, e percebe os momentos de improviso nas horas de 'branco' ", afirmou Umberto.
Assim, "Avesso" traz as peças dentro da peça, em que os dois encenam, nem sempre juntos, em narrativa nem sempre linear. Nesse emaranhado de acontecimentos, Mamet ressalva apenas a história dos dois atores. "A relação é de respeito entre eles, mas também de aprendizado mútuo que acontece de forma despercebida, como na vida", disse Umberto.
Mas a peça também traz momentos de conflito. "Em determinada cena eles discutem por que a crítica elogiou o mais jovem e ignorou o mais velho."
Nas cenas das peças dentro da peça, os atores encenam de costas para o público. Cento e vinte metros quadrados de veludo foram transformados em uma nova cortina, disposta no fundo do palco.
O teatro onde "Avesso" será encenado é o Fernando Azevedo (antigo Caetano de Campos), na praça da República. "É um teatro belíssimo", afirmou Umberto.
Após os espetáculos que apresentam dentro do espetáculo, Robert e John trocam idéia sobre suas interpretações (leia trecho ao lado). "É aí que Mamet coloca o dedo na ferida. O ator mais velho se vê em crise, apesar de ser consagrado", conta Umberto.
Segundo ele, o dramaturgo David Mamet escreveu 'Avesso' por acaso. "Mamet sempre escreveu teatro com seriedade, mas em mesa de bar. Em certa ocasião, ele estava viajando e escreveu uma série de cenas. Depois da 20ª cena, percebeu a ligação entre elas. Foi assim que surgiu 'Avesso'."

Peça: Avesso
De: David Mamet
Tradução: Edla Van Steen
Direção: Francisco Medeiros
Com: Umberto Magnani e Beto Magnani
Quando: estréia sábado, às 21h; qui a sáb, às 21h, e dom, às 20h
Onde: teatro Fernando Azevedo (pça. da República, 53, tel. 011/256-9094) Ingressos: R$ 15 (ou R$ 10 na campanha "Vamos ao Teatro")

Texto Anterior: Cisne Negro estréia 'O Quebra-Nozes'
Próximo Texto: Oito peças encerram temporada domingo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.