São Paulo, sábado, 7 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRASES

"Uma palavra nasceu, não sei como."
Tristan Tzara

"Declaro por meio desta que Tzara inventou a palavra dadá no dia 6 de fevereiro de 1916, às seis horas da tarde. Eu estava presente com os meus 12 filhos, quando Tzara pronunciou a palavra pela primeira vez... isto aconteceu no Café de la Terrace, em Zurique, e eu usava um brioche na minha narina esquerda."
Hans Arp

"Ball e eu descobrimos a palavra dadá, por acaso, num dicionário francês-alemão, quando procurávamos um nome artístico para madame LeRoy, a cantora do nosso Cabaré. Dadá é uma palavra francesa, que significa cavalo de pau."
Richard Huelsenbeck

"O que chamamos de dadá é uma doidice nascida do nada, na qual estão envolvidas todas as questões transcendentais, um gesto de gladiador; um jogo com os gestos míseros... uma execução da falsa moralidade."
Hugo Ball

"Dadá não significa nada, dadá foi produzido na boca"
"Manifesto Dadá" de 1918

"Os negros da tribo Kru chamam o rabo de uma vaca sagrada de dadá; em determinada região da Itália, os dados e a mãe são chamados de dadá; dadá significa a ama e outras coisas nutritivas mais que porventura possam ser descobertas em torno da origem dessa palavra."
Jornal suíço

"O dadaísta é um homem que ama a vida em toda a sua infinidade de formas, que sabe e diz: não apenas aqui, mas também lá, lá e lá está a vida." (em alemão, "lá" é "da")
Johannes Baader

Fonte: livro "Dadá: Arte e Antiarte", de Hans Richter (ed. Martins Fontes)

Texto Anterior: Beatrice Wood ganha mostra aos 104 anos
Próximo Texto: Duchamp criou o 'ready-made'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.