São Paulo, sábado, 7 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Duchamp criou o 'ready-made'

CELSO FIORAVANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

Junto com o ideólogo Tristan Tzara (1896-1963), que encabeçou o movimento na Europa, o artista plástico francês Marcel Duchamp (1887-1968) é a mais importante figura do dadaísmo, responsável pela criação de um dos mais importantes conceitos das artes plásticas neste século: o "ready-made" (obra de arte criada com objetos de uso cotidiano que são reincorporados ao mesmo cotidiano, mas com outros significados, agora como objetos artísticos).
Em um primeiro período, entre 1908 e 1912, Duchamp aproximou-se dos ideais impressionistas e cubistas, como na tela "Nu Descendo uma Escada" (exposta em 1913 no evento de vanguarda Armory Show, em NY).
Mas, em 1916, realizou o "ready-made" "Roda de Bicicleta", que trazia o objeto preso a uma banqueta. No ano seguinte, realizou "Fountain" (um mictório branco sobre um pedestal negro). A idéia era incorporar a vida à arte e colocar em xeque o conceito "arte". A partir de 1923, Duchamp tomou a mais dadaísta de suas atitudes, ao trocar as artes plásticas pelo jogo de xadrez.
(CF)

Texto Anterior: FRASES
Próximo Texto: Roché escreveu "Jules et Jim"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.