São Paulo, sábado, 7 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Roché escreveu "Jules et Jim"

CELSO FIORAVANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

Assim como Duchamp, que iniciou sua carreira ligado aos preceitos cubistas, o escritor francês Henri-Pierre Roché (1879-1959) era um defensor e amigo dos principais pintores cubistas.
Nos EUA, tornou-se amigo íntimo dos dadaístas, principalmente Duchamp e Beatrice Wood, com os quais manteve um triângulo amoroso. A biografia "Duchamp", de Jennifer Gough-Cooper e Jacques Caumont, insinua um relacionamento homossexual entre o pintor e o escritor.
Jornalista, Roché foi correspondente da revista "Temps" em Washington durante a Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918. Trabalhou ainda na Inglaterra, Alemanha e países do Oriente.
Realizou diversas traduções e publicou uma versão de "Don Juan", sob o pseudônimo de Jean Roe.
Publicou ainda, tardiamente, dois belos romances: "Jules et Jim" (1953) e "Deux Anglaises et le Continent" (1956). O primeiro, sobre um triângulo amoroso entre dois amigos e uma garota, foi adaptado para o cinema em 1960 por François Truffaut.
(CF)

Texto Anterior: Duchamp criou o 'ready-made'
Próximo Texto: Filme narra triângulo amoroso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.