São Paulo, sábado, 7 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme narra triângulo amoroso

CELSO FIORAVANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

A história do amor vivido entre Jules, Jim e Catherine no livro "Jules et Jim", de Henri-Pierre Roché, pode não ser uma reconstituição tardia e literal de sua experiência pessoal, mas traz coincidências com seu triângulo amoroso com Duchamp e Beatrice Wood.
Assim como Jules e Jim, Roché e Duchamp eram grandes amigos e compartilhavam -além dos mesmos interesses culturais- outras mulheres. Wood também não teve filhos, assim como Catherine.
O cineasta François Truffaut dirigiu sua versão do livro em 1960, com Oskar Werner, Henri Serre e Jeanne Moreau nos papéis de Jules, Jim e Catherine.
Francis Naumann, curador da mostra dadaísta em NY e amigo de Wood há 20 anos, não concorda com a relação. "Os eventos se passaram com Roché, mas foram romanceados. Beatrice não é a Catherine que Jeanne Moreau interpreta no filme. Muitas cenas do livro e do filme se passaram com esse triângulo, mas não literalmente", disse.
(CF)

Texto Anterior: Roché escreveu "Jules et Jim"
Próximo Texto: Pop dá primeiros sinais de colapso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.