São Paulo, segunda-feira, 9 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cada veículo é "assinado"

FERNANDO PAULINO NETO
DO ENVIADO ESPECIAL

Todo caminhão que sai da fábrica da Volkswagen leva a assinatura de um funcionário. É o "maestro", o responsável pela qualidade daquele veículo.
O comprador do caminhão recebe o telefone direto do "maestro" e pode reclamar ou tirar qualquer dúvida durante dez anos, período em que as informações sobre o caminhão ficam arquivadas.
A responsabilidade do "maestro" é supervisionar todas as etapas da montagem, fazendo o elo de ligação entre os diversos parceiros. No início da produção, cada "maestro" será responsável por quatro caminhões por dia.
O mais experiente "maestro" é Luiz Roberto Silva, 41, que tem 20 anos de empresa. Ele trabalhava antes em Santo André (SP).
"Antes, eu era encarregado da cabine. Agora, o caminhão todo é minha responsabilidade", diz Silva. Ele assinou a ficha do primeiro caminhão produzido em Resende, o que lhe valeu um rápido diálogo com o presidente Fernando Henrique Cardoso, no dia da inauguração da fábrica.
"Aquilo me pegou de surpresa. Não é qualquer um que tem esse privilégio", disse Silva, que votou em Lula na eleição presidencial. "Todo metalúrgico votou".

Texto Anterior: Fábrica da Volks deixa a fase de testes
Próximo Texto: Empresas têm a mesma política salarial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.