São Paulo, segunda-feira, 9 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas têm a mesma política salarial

FERNANDO PAULINO NETO
DO ENVIADO ESPECIAL

Para evitar problemas sindicais, as nove empresas que dividem o mesmo teto na fábrica de Resende (oito fornecedores e a Volkswagen) têm políticas salarial e de benefícios iguais.
"Se você começa com diferenças salariais, a fábrica pára no dia seguinte", diz o supervisor de manufatura da Volkswagen, Luiz Antônio Penteado de Luca.
A busca pela igualdade entre os fornecedores e a Volks vai até os detalhes. Todos os trabalhadores da fábrica, inclusive os executivos, usam o mesmo uniforme.
A calça é cinza escuro e a camisa, cinza claro. A única diferença é a logomarca da empresa fornecedora no bolso direito. No bolso esquerdo, todos têm uma margarida, símbolo do consórcio.
Foi feita também uma pesquisa para que os salários fossem compatíveis com as demais indústrias da região. "Não quisemos inflacionar o mercado", disse de Luca.
Apesar da pouca experiência dos trabalhadores no setor, o executivo vê pontos positivos nas contratações. Para ele, o trabalhador, recrutado no Sesi e no Senai, "não tem o vício de São Bernardo".
Ele diz que nas cidades do ABC "não se consegue negociar nada (com o sindicato)". "Todo mundo está fugindo de lá".
Para de Luca, em Resende há uma "harmonia perfeita" com o Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda, que também responde pela base de Resende.
Isaac Moraes, coordenador de área do sindicato em Resende, diz que toda a negociação com a fábrica da Volks é feita em colegiado com todas as empresas envolvidas. Ele confirma que os benefícios são concedidos da mesma maneira para todos os funcionários.

Texto Anterior: Cada veículo é "assinado"
Próximo Texto: Operadoras investem em pacotes de sete dias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.