São Paulo, segunda-feira, 9 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venda em shopping cresce 15% em SP

FÁTIMA FERNANDES

FÁTIMA FERNANDES; DANIELA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

Promoções estimulam aumento do consumo

As vendas nas lojas dos shopping centers aumentaram de 10% a 15%, em média, no final de semana na comparação com o anterior.
Para eles, esse crescimento não surpreendeu. Já era esperado por conta da proximidade do Natal, do pagamento do salário -no último dia 6- e também da primeira parcela do 13º -dia 30 de novembro.
No shopping Morumbi, as vendas no sábado e no domingo foram 15% maiores do que no final de semana anterior e 20% maiores do que em igual período de 95.
Os shows com bailarinos da Disneylândia que o shopping está promovendo diariamente estão contribuindo para alavancar as vendas, diz Cláudio Sallum, superintendente.
Ele conta que alguns lojistas sentem até que o ritmo de consumo está igual ao da semana que antecedeu o Natal do ano passado.
O Jardim Sul também acredita que as suas promoções -sorteio de carros e primeiro pagamento a partir de janeiro- ajudaram a aumentar em 35% o faturamento no final de semana sobre o anterior.
Eduardo Nishi, gerente-geral, diz que os lojistas devem fechar o mês com venda 15% maior do que a de dezembro de 1995.
O que tem jogado a favor do consumo, dizem os lojistas, são ainda os prazos de pagamento -até quatro vezes, sem juros.
"Quem facilita o pagamento para o consumidor não tem do que reclamar", diz Wagner Geraldes, superintendente do Penha.
Geraldes conta que a expectativa do shopping é faturar neste mês R$ 38 milhões -13% mais do que em igual mês de 1995.
Para Sidney Vichesi, proprietário da loja Levi's do Jardim Sul, este será o melhor Natal da década para o consumidor. Além de os prazos terem aumentado, há maior oferta de mercadorias e os preços estão menores.
Na Levi's, conta ele, as vendas neste final de semana cresceram cerca de 10% sobre o anterior. Do dia 1º a 8 dezembro, o faturamento aumentou 17% sobre igual período do ano passado.
Pesquisa de preços
Apesar de as vendas terem aumentado neste final de semana, alguns consumidores ainda estão pesquisando preços, o que explica o fato de o movimento nos shoppings estar superior às vendas.
No Tamboré, os lojistas faturaram no final de semana 5% mais do que no anterior. Luís Otávio Vieria de Souza, superintendente, diz que o crescimento deve acontecer a partir desta semana.
"É que muitos clientes ainda estão pesquisando preços." Vichesi, da Levi's, diz que o consumidor nunca foi tão exigente como agora. "Ele sabe negociar."
Luci Cherubini, proprietária da Bebê e Gestante, loja do shopping Matarazzo, diz que a venda está concentrada nas peças mais baratas e em promoção.

Texto Anterior: Os anões das regionais
Próximo Texto: Sharp volta às origens e vislumbra lucro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.