São Paulo, segunda-feira, 9 de dezembro de 1996 |
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Venda em shopping cresce 15% em SP FÁTIMA FERNANDES FÁTIMA FERNANDES; DANIELA FERNANDES
As vendas nas lojas dos shopping centers aumentaram de 10% a 15%, em média, no final de semana na comparação com o anterior. Para eles, esse crescimento não surpreendeu. Já era esperado por conta da proximidade do Natal, do pagamento do salário -no último dia 6- e também da primeira parcela do 13º -dia 30 de novembro. No shopping Morumbi, as vendas no sábado e no domingo foram 15% maiores do que no final de semana anterior e 20% maiores do que em igual período de 95. Os shows com bailarinos da Disneylândia que o shopping está promovendo diariamente estão contribuindo para alavancar as vendas, diz Cláudio Sallum, superintendente. Ele conta que alguns lojistas sentem até que o ritmo de consumo está igual ao da semana que antecedeu o Natal do ano passado. O Jardim Sul também acredita que as suas promoções -sorteio de carros e primeiro pagamento a partir de janeiro- ajudaram a aumentar em 35% o faturamento no final de semana sobre o anterior. Eduardo Nishi, gerente-geral, diz que os lojistas devem fechar o mês com venda 15% maior do que a de dezembro de 1995. O que tem jogado a favor do consumo, dizem os lojistas, são ainda os prazos de pagamento -até quatro vezes, sem juros. "Quem facilita o pagamento para o consumidor não tem do que reclamar", diz Wagner Geraldes, superintendente do Penha. Geraldes conta que a expectativa do shopping é faturar neste mês R$ 38 milhões -13% mais do que em igual mês de 1995. Para Sidney Vichesi, proprietário da loja Levi's do Jardim Sul, este será o melhor Natal da década para o consumidor. Além de os prazos terem aumentado, há maior oferta de mercadorias e os preços estão menores. Na Levi's, conta ele, as vendas neste final de semana cresceram cerca de 10% sobre o anterior. Do dia 1º a 8 dezembro, o faturamento aumentou 17% sobre igual período do ano passado. Pesquisa de preços Apesar de as vendas terem aumentado neste final de semana, alguns consumidores ainda estão pesquisando preços, o que explica o fato de o movimento nos shoppings estar superior às vendas. No Tamboré, os lojistas faturaram no final de semana 5% mais do que no anterior. Luís Otávio Vieria de Souza, superintendente, diz que o crescimento deve acontecer a partir desta semana. "É que muitos clientes ainda estão pesquisando preços." Vichesi, da Levi's, diz que o consumidor nunca foi tão exigente como agora. "Ele sabe negociar." Luci Cherubini, proprietária da Bebê e Gestante, loja do shopping Matarazzo, diz que a venda está concentrada nas peças mais baratas e em promoção. Texto Anterior: Os anões das regionais Próximo Texto: Sharp volta às origens e vislumbra lucro Índice |
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