São Paulo, quinta-feira, 12 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pedetista consegue criar CPI; governo tenta evitar

Líder governista diz que dez senadores já mudaram de posição

LUCIO VAZ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) conseguiu ontem assinaturas suficientes de parlamentares para criar uma nova CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Orçamento.
O pedetista conseguiu o apoio de 27 senadores e de 250 deputados para a CPI. Para criação de uma CPI, é necessária a assinatura de pelo menos um terço dos deputados (171) e dos senadores (27).
A tática do governo agora é tentar promover a retirada de assinaturas antes que o requerimento para a criação da CPI seja lido no plenário do Congresso.
O líder do governo no Senado, Elcio Alvares (PFL-ES), disse ontem que vários parlamentares já teriam se comprometido a retirar suas assinaturas do requerimento.
Segundo o líder do governo no Congresso, senador José Arruda (PSDB-DF), dez senadores teriam admitido retirar o apoio. Ele não quis divulgar os nomes.
O presidente Fernando Henrique Cardoso considera que a instalação da CPI poderia paralisar os trabalhos do Congresso e inviabilizar a aprovação da emenda da reeleição no curto prazo.
Para a CPI funcionar em janeiro, ela precisa ser incluída na pauta da convocação extraordinária do Congresso, o que depende de um acordo entre o presidente da República e presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
O requerimento assinado pelos parlamentares solicita a instalação da CPI para investigar a denúncia de corrupção passiva na Comissão de Orçamento feita pelo ministro Gustavo Krause (Meio Ambiente) contra o líder do PTB na Câmara, Pedrinho Abrão (GO).
Miro Teixeira disse que o requerimento será apresentado hoje. Depois de lido em sessão do Congresso Nacional, o presidente José Sarney (PMDB-AP) vai solicitar que os líderes partidários indiquem os representantes na CPI.
Se os líderes não fizerem as indicações, o próprio presidente do Congresso poderá fazê-las. Indicados os membros, a CPI será automaticamente instalada, por se tratar de uma comissão mista.

Texto Anterior: Pedetista consegue criar CPI; governo tenta evitar
Próximo Texto: Modelo inglês, made in Brazil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.